Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Seria fácil prever uma vitória do Cerato em desempenho, por sua maior potência, mas há outros fatores envolvidos nesse aspecto, como indicou a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

Onde o Kia se destacou foi em velocidade máxima, em que a combinação de mais potência, boa aerodinâmica (ao lado do City) e adequado acerto de câmbio resultou em vantagem sobre o Honda e ainda maior sobre o Ford. A máxima do Cerato é atingida com o motor 300 rpm abaixo do pico de potência, enquanto o City ultrapassa essa rotação em 250 ou 300 rpm, ambos em quinta.

No Fiesta, um quadro curioso. Com gasolina o motor supera em 100 rpm a potência máxima (obtida a 6.250 rpm) em quarta marcha, cálculo muito bom que permite a esse combustível sua maior velocidade. Com álcool, porém, a curva de potência é bem diferente, com o máximo a 5.500 rpm, após o qual há acentuada queda (veja nas curvas abaixo). Assim, a quarta se torna insuficiente e a quinta deve ser usada — mas ela é longa e a velocidade deixa de crescer com o motor 450 rpm abaixo do pico.

As marchas mais longas deixam o Ford com rotação baixa e agradável em estrada, como 400 rpm a menos que o Kia e 650 rpm a menos que o Honda a 120 km/h em quinta. A essa velocidade, contudo, o carro mexicano requer 3 cv a mais que os oponentes por causa da pior aerodinâmica.

E em aceleração, vence o mais potente outra vez? Nada disso: mais leve que o Fiesta e com câmbio mais curto que os outros, o City é que foi o mais rápido em todas as provas.
Mas a vantagem sobre o Ford foi mínima (de 0,1 a 0,3 s no 0-100 km/h). Nessa condição o arrasto trazido pelos largos pneus do Cerato o prejudica. De fato, 215 mm de seção são exagero para um carro de 126 cv e pouco mais de 1.100 kg, só justificado pelo interesse em aparência esportiva.

O Honda manteve-se à frente na maioria das retomadas, mais pelo câmbio curto que por outro fator, já que seu motor tem o menor torque e requer o regime mais alto para o atingir. Duvida? Veja então a prova de 60 a 100 em terceira, em que os oponentes o superaram, com exceção do Fiesta com gasolina. Essa marcha do City tem relação final (diferencial e pneus incluídos) equivalente à do Cerato e é pouco mais curta que a do Fiesta, diferença que se alarga na quarta e ainda mais na quinta.

Se para você nada disso importa tanto quanto economia, sua escolha tende a ser o Fiesta, que obteve as melhores marcas nos ciclos de cidade e estrada, mas saiba que a diferença não é grande. Apesar da aerodinâmica menos eficiente e do maior peso, o Ford recorre ao câmbio longo para dar um descanso ao motor, justamente o que faz falta no City com sua caixa curta demais. O Cerato ficou em último, mas muito próximo desse oponente.

Vale lembrar que, por ainda não ser flexível (essa versão deve aparecer em alguns meses), o Kia não pode se beneficiar no menor custo por quilômetro trazido pelo álcool, mesmo que só em parte do ano e em algumas regiões do País. O tanque maior do sul-coreano deixa-o logo acima do Fiesta e bem melhor que o City em autonomia; entre os que rodam com álcool, vence o carro da Ford.
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
  Fiesta City Cerato
gas. álc. gas. álc. gas.
Velocidade máxima 186,4 km/h 186,1 km/h 191,9 km/h 192,8 km/h 198,3 km/h
Regime à vel. máxima / marcha 6.350 rpm / 4ª. 5.050 rpm / 5ª. 6.250 rpm / 5ª. 6.300 rpm / 5ª. 6.000 rpm / 5ª.
Regime a 120 km/h (5a.) 3.250 rpm 3.900 rpm 3.650 rpm
Potência consumida a 120 km/h 30 cv 27 cv 27 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,9 s 11,7 s 11,6 s 11,6 s 12,2 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,0 s 17,9 s 17,9 s 17,8 s 18,3 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,8 s 32,7 s 32,7 s 32,4 s 33,2 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 20,3 s 18,9 s 16,3 s 16,2 s 18,2 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 13,4 s 12,8 s 12,3 s 12,2 s 12,4 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. 9,1 s 8,8 s 8,5 s 8,5 s 8,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 13,0 s 12,4 s 12,1 s 12,0 s 12,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 8,5 s 8,2 s 8,4 s 8,4 s 8,2 s
Consumo em cidade 9,7 km/l 7,0 km/l 9,0 km/l 6,4 km/l 8,8 km/l
Consumo em estrada 13,5 km/l 9,9 km/l 12,9 km/l 9,2 km/l 12,8 km/l
Autonomia em cidade 410 km 296 km 340 km 241 km 411 km
Autonomia em estrada 573 km 419 km 486 km 349 km 598 km
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Economia, fique com o Fiesta; aceleração, vá de City; velocidade máxima, leve o Cerato -- mas as diferenças não são grandes em nenhum quesito
Dados dos fabricantes
  Fiesta City Cerato
gas. álc. gas. álc. gas.
Velocidade máxima 190 km/h ND 195 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,9 s 11,5 s ND ND
Consumo em cidade 11,9 km/l 8,3 km/l ND ND
Consumo em estrada 12,7 km/l 8,7 km/l ND 15,9 km/l
ND = não disponível

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade