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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Diante da vantagem de 20 cv, qualquer um esperaria clara superioridade do J3 em desempenho, mas isso aconteceu apenas em parte na simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

A diferença mais evidente foi em velocidade máxima, com o JAC mais de 20 km/h à frente do Uno. Além da potência, explica o fato a aerodinâmica bem melhor do modelo chinês, o que se torna determinante nesse quesito. Quanto ao acerto de relações de marcha, ambos estão bem: o J3 ultrapassa em 100 rpm o regime de maior potência e o Uno fica de 100 a 200 rpm abaixo desse ponto, ambos em quinta.

No Fiat a rotação a 120 km/h é só 200 rpm mais alta, embora o motor incomode bem mais a essa velocidade que o do concorrente. Também a 120, a eficiente aerodinâmica do JAC reflete-se em consumo de potência bem menor.

Se o objetivo é acelerar, ambos oferecem boa aptidão para modelos da faixa de 1,4 litro. O J3 é mais rápido, mas por pequena margem, como 1,2 segundo a mais de 0 a 100 km/h, ambos com gasolina. Nesse item o Uno é beneficiado pelo peso bem menor e, em parte, pelas marchas todas mais curtas.

Em retomadas é que a coisa ficou embolada. Se o JAC venceu quando pôde usar marchas mais baixas, o Fiat o superou nas provas que impõem menor rotação, como 80-120 em quinta. O mérito não é só do câmbio mais curto, mas também da boa distribuição de torque do motor nacional. Em contrapartida, apenas o motorista do chinês pode completar essa prova em terceira marcha: no Sporting ela acaba um pouco abaixo de 120.

Em consumo, à parte a possível vantagem do Uno de poder rodar com álcool, houve equilíbrio: ele foi mais econômico no ciclo urbano, mas o J3 venceu no rodoviário, sempre por pequena margem. Relativamente econômicos, os dois carros conseguem boa autonomia ao usar gasolina, com mais de 550 km (até chegar ao nível de 10% do tanque) no uso em estrada.
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  Uno J3
gas. álc. gas.
Velocidade máxima 167,0 km/h 169,1 km/h 192,2 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.550 rpm 5.650 rpm 6.100 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 4.000 rpm 3.800 rpm
Potência consumida a 120 km/h 32 cv 26 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8 s 12,5 s 11,6 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,5 s 18,3 s 17,9 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 34,2 s 34,0 s 32,9 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 5ª. 16,3 s 16,8 s 17,0 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 4ª. 13,3 s 12,9 s 11,8 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 3ª. NA 8,0 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 4ª. 11,6 s 11,3 s 11,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h em 3ª. 7,9 s 7,7 s 7,6 s
Consumo em cidade 9,7 km/l 7,0 km/l 9,4 km/l
Consumo em estrada 13,0 km/l 9,6 km/l 13,6 km/l
Autonomia em cidade 419 km 302 km 407 km
Autonomia em estrada 561 km 411 km 587 km
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Dados do fabricante
  Uno J3
gas. álc. gas.
Velocidade máxima 170 km/h 172 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,5 s 11,2 s
Consumo em cidade 13,2 km/l 9,1 km/l
Consumo em estrada 17,7 km/l 12,2 km/l
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Mais potente e com melhor aerodinâmica, o J3 (à direita) é bem melhor em velocidade máxima, mas fica próximo ao Uno em aceleração e consumo
Comentário técnico
> Projetado com a consultoria da empresa austríaca AVL, o motor do J3 tem características atuais como o bloco de alumínio, mais leve e com melhor dissipação de calor que o de ferro fundido, como no Uno. Nos dois há variação do tempo de válvulas de admissão — embora só a marca chinesa destaque sua presença por meio da sigla VVT —, mas o acionamento do comando de válvulas por meio de corrente, no JAC, promete maior confiabilidade e menor manutenção que o uso de correia dentada pelo Fiat.

> Consultado, o importador da marca chinesa não informou a relação r/l do motor de 1,35 litro, aparentemente boa pela suavidade de funcionamento que ele demonstra. O modelo da italiana é crítico nisso, com relação 0,325, bem mais alta que o limite convencionado de 0,3. Nas versões Attractive e Way esse motor incomoda bastante pela aspereza, que parece se ter acentuado no Uno em relação ao Palio, talvez pelo aumento da taxa de compressão.
No Sporting, o emprego de coxins hidráulicos para sustentar o propulsor permitiu melhor absorção das vibrações, mas elas ainda se fazem notar, indicando o quanto está errada a importante relação entre o curso dos pistões e o comprimento das bielas.

> O Uno Sporting recebeu também modificações na suspensão, nos pneus e no câmbio em relação à versão Attractive de mesmo motor. A suspensão foi revista para ficar 20 mm mais baixa, o que compensa o aumento de raio dos pneus e ainda reduz o vão livre em 5 mm, e ganhou novas molas, amortecedores e estabilizador dianteiro. Os pneus passaram de 175/65 R 14 para 185/60 R 15, mais altos em 3,4%. Com isso, embora a relação de diferencial da nova versão seja 7% mais alta (curta), o efeito final cai pela metade, 3,5%, sendo o restante compensado pelos pneus. A Fiat ainda reduziu a quinta marcha em 4% para ganhar agilidade em uso rodoviário.

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