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C4 Pallas: o mais antigo ainda é o mais ousado por dentro, com volante de cubo fixo e painel digital, agora com o conta-giros na tela principal

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408: interior mais tradicional com bom gosto, caso dos instrumentos de grafia clássica; a tela do navegador é retrátil, mas os pedais destoam

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Fluence: aspecto mais simples no painel e plásticos inferiores; o áudio de boa qualidade aproveita mal a tela do navegador para informações

De grande conveniência no Fluence é o cartão-chave inteligente, que permite acesso ao interior e partida do motor (por botão) com ele no bolso ou na bolsa, por exemplo. No antigo Mégane o sistema consistia mero charme sem utilidade, pois era preciso destravar as portas por botão no cartão e, para a partida, inseri-lo numa fenda do painel.

Agora tudo é realmente prático, sobretudo quando se está com as mãos ocupadas: as portas se destrancam quando se tocam as maçanetas e voltam a se travar quando o usuário se afasta do carro (também podem ser trancadas por botão na porta). Além disso, a partida é assistida: o motor de arranque funciona pelo tempo exato, mesmo que se aperte botão por período excessivo ou insuficiente. Curioso é que restou uma advertência no para-brisa para se dar partida por mais tempo quando o carro está com álcool...

Sensores de estacionamento na traseira equipam os três; dianteiros, só 408 e C4, que também trazem indicações gráficas no painel em adição ao alerta sonoro. Assim, pode-se identificar um obstáculo em um dos lados e distingui-lo, por exemplo, da proximidade de uma parede atrás do carro. Renault e Peugeot oferecem teto solar com comando elétrico, item conveniente que a Citroën deveria incluir.

Fluence e 408 avaliados tinham navegador por satélite com tela integrada ao painel, de 5 pol no primeiro e 7 pol no segundo, e ambos mostraram operação correta. Só o Renault tem controle remoto, que facilita muito a inserção de endereços (no Peugeot a busca, letra por letra, é feita num botão no rádio), e aponta limites de velocidade e localização de radares fixos. Uma curiosidade é poder selecionar voz brasileira ou lusitana e escolher o ícone entre todos os carros atuais da marca na Europa — além de um charmoso Alpine A 110 azul, igual a nosso Willys Interlagos, sinal de que havia um entusiasta por modelos antigos na equipe que desenvolveu o aparelho. A favor do 408 está a tela retrátil, mais discreta quando se estaciona ou não se usa o navegador.

Bons detalhes presentes em todos são controlador e limitador de velocidade, retrovisor interno fotocrômico, indicação específica de porta mal fechada, apoio de braço central à frente e atrás, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, indicação se o nível de óleo está correto na partida do motor, maçanetas em tom que favorece sua localização noturna (cor de alumínio no Fluence e cromadas nos outros), controle elétrico dos vidros completo (com função um-toque e sensor antiesmagamento em todos, temporizador e fechamento a distância pela chave, que inclui o teto solar nos carros que o possuem), alerta sonoro e visual para uso do cinto, luzes de leitura à frente e atrás e recolhimento elétrico dos retrovisores externos (automático ao trancar o carro).

Restam poucos destaques individuais além do que já foi citado. A favor do Fluence há a fixação externa do cinto de segurança no banco, o que mantém sua regulagem quando se ajusta o assento; bocal do tanque de combustível com liberação interna, amplo porta-objetos no console central e luzes nas portas dianteiras que iluminam o piso fora do carro quando abertas. O Pallas é o único a ter emissão de perfume no ambiente.

Os dois modelos do grupo PSA usam limpador de para-brisa com braços em sentidos opostos, o que aumenta a área de varredura sobretudo no lado do passageiro, e comutador de faróis do tipo mais prático, apenas de puxar e que não permite acendê-los já em facho alto — um arranjo típico dos carros franceses. Curiosamente a Renault abandonou esse tipo pelo de puxar e empurrar, talvez por influência sul-coreana no projeto.

Pontos que merecem correção: nos três, a falta de faixa degradê no para-brisa; no Pallas, a escassez de espaço para objetos; nele e no 408, a anacrônica necessidade de usar chave para abrir o bocal do tanque; e no Fluence, os comandos de controlador e limitador de velocidade no console, posição pouco prática e que soa improvisada. De resto, o Peugeot deveria ter herdado do 307 sedã a fechadura no porta-luvas (que o Pallas também tinha, mas perdeu) e as telas contra sol no vidro traseiro.

O arranjo da cabine do 408 e do C4, com colunas dianteiras mais avançadas, dá aos ocupantes a sensação de um carro maior, mas sem vantagem prática em espaço sobre o Fluence. No banco traseiro, qualquer um deles impressiona pela acomodação das pernas e oferece altura e largura útil adequadas a dois adultos e uma criança — mesmo nesse segmento é improvável que três adultos encontrem conforto, até porque os bancos incomodam quando o passageiro tem de se deslocar mais para a lateral. O quinto ocupante tem assento razoável e encosto muito desconfortável em todos eles.

Não falta espaço nos porta-malas: 530 litros no Fluence, 526 no 408 e 513 no C4 Pallas, de acordo com os fabricantes (usamos o número que a Citroën divulga em outros países, pois aqui fala em 580, capacidade medida com líquido). Os três contam com banco traseiro bipartido, mas só no Renault a divisão 60:40 abrange o assento — nos demais fica restrita ao encosto. A tampa do Fluence deixou para trás as articulações pantográficas (como as dos dois concorrentes) que equipavam o Mégane, optando pelas mais baratas dobradiças do tipo "pescoço de ganso", que tomam espaço da bagagem e podem amassá-la ao fechar. Nessa faixa de preço, a economia não se justifica. Continua

Navegadores por satélite equipam o Peugeot (à esquerda) e o Renault, mas apenas o segundo traz indicação de radares e de limites de velocidade

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