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Citroën C3
Aircross Exclusive 1,6 16V Flex |
4,28 m |
110/113 cv |
R$ 68.050* |
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Fiat Idea
Adventure Locker 1,8 16V Flex |
4,21 m |
130/132 cv |
R$ 67.029* |
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* Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis
opcionais |
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Associar a proposta "aventureira" a uma minivan não é algo comum em
âmbito mundial, embora tenha havido casos isolados no exterior, como a
Renault Scénic RX4 e, em tamanho maior, a Mitsubishi Space Gear — ambas
com tração integral. No Brasil, porém, a fórmula foi aplicada com êxito
comercial pela Fiat em 2006, com a Idea Adventure, e inspirou a Citroën
a fazer o mesmo com sua Aircross, que chegou ao mercado antes mesmo da
versão "civil", a C3 Picasso, prevista para este primeiro semestre.
Com as novidades estéticas e mecânicas da Idea para 2011, entre as quais
o motor E-Torq, um confronto se tornava mais interessante. Embora o
formato de carroceria do modelo franco-fluminense (fabricado em Porto
Real, RJ) esteja mais próximo do de um utilitário esporte, com o capô
proeminente, basta entrar na Aircross para perceber que se trata de uma
minivan, tanto quanto a concorrente ítalo-mineira, feita em Betim, MG.
Nota-se que elas têm a mesma proposta de uso: veículos familiares
com tamanho prático para uso na cidade, espaço e desempenho razoáveis
para viagens e aptidão para sair do asfalto um pouco maior que a de um
carro de passeio típico, embora não se destinem ao uso fora de estrada
severo
Há equilíbrio também nos outros "Ps" de nossos comparativos. Em
porte,
a Aircross supera a Idea por apenas 7 centímetros em comprimento e 3 cm na
distância entre eixos. Em potência é a Fiat que vai além, pois o
E-Torq de 1,8 litro e 16 válvulas, com 130/132 cv (gasolina e álcool, na
ordem), a deixou bem mais vigorosa que a versão anterior (de 1,8 litro,
oito válvulas e 112/114 cv) ou mesmo que a concorrente da Citroën, que
tem 110/113 cv na unidade 1,6 16V. E quanto ao preço?
A Idea Adventure existe em versão única com ampla oferta de opcionais;
já a Aircross oferece três opções, cada uma com poucos itens para
seleção à parte. Como é comum, os carros avaliados vieram praticamente
completos, o que levou às alturas os preços. Se a Fiat parte de R$ 56,9
mil,
a nossa chegava a R$ 67 mil, faltando apenas teto solar e a caixa manual
automatizada Dualogic para o
valor máximo. Para a Citroën, o preço de entrada da versão Exclusive (R$
62,3 mil) sobe para R$ 68 mil com todas as opções disponíveis. O resultado foi
equilíbrio de preços, mas vale observar que, em linhas gerais, os resultados
da comparação aplicam-se também a quem optar pelos modelos sem
opcionais. Continua
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