Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Mais potência e torque no Stilo, melhor aerodinâmica no Golf: como isso afeta o desempenho e o consumo destes modelos?

A simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo apontou vantagem do Fiat em todos os quesitos de desempenho. A menor foi em velocidade máxima, quase um empate, e por duas razões. Uma, a aerodinâmica mais eficiente do VW, como se percebe pela menor potência (2 cv a menos) necessária para se manter a 120 km/h. Outra, o melhor acerto de câmbio desse modelo, que atinge a velocidade final com o motor próximo (150 rpm abaixo) do regime de potência máxima, enquanto no Stilo faltam 300 rpm para o equilíbrio exato. Por outro lado, a 120 km/h em quinta o motor do Golf gira 300 rpm a mais, o que tende a prejudicar o consumo e o nível de ruído.

O Stilo fica mais à frente em aceleração e retomada, como ao passar de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo a menos e de 80 a 120, em quinta, em 3 s a menos (ambos com álcool). A vantagem em retomada, mesmo com uso de câmbio mais longo, torna evidente sua superioridade em torque em baixas e médias rotações. A situação se inverte, porém, em consumo: o motor de menor cilindrada favorece o Golf em todas as condições simuladas, como ao rodar 1,4 km a mais com um litro de gasolina no ciclo rodoviário.
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

  Stilo Golf
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 183,0 km/h 184,3 km/h 181,2 km/h 183,1 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.200 rpm 5.600 rpm 5.650 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.400 rpm 3.700 rpm
Potência a 120 km/h 31 cv 29 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,4 s 12,0 s 14,2 s 13,9 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,2 s 18,0 s 19,3 s 19,2 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,6 s 32,9 s 35,1 s 34,8 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5a. 15,6 s 15,1 s 18,8 s 18,1 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4a. 9,8 s 9,6 s 12,7 s 12,4 s
Consumo em cidade 8,1 km/l 5,6 km/l 9,1 km/l 6,4 km/l
Consumo em estrada 11,5 km/l 8,1 km/l 12,9 km/l 9,3 km/l
Consumo a 60 km/h 13,1 km/l 9,2 km/l 14,7 km/l 10,6 km/l
Consumo a 80 km/h 11,9 km/l 8,4 km/l 13,6 km/l 9,8 km/l
Consumo a 100 km/h 10,8 km/l 7,6 km/l 12,1 km/l 8,7 km/l
Consumo a 120 km/h 9,7 km/l 6,9 km/l 10,6 km/l 7,7 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  Stilo Golf
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 188 km/h 190 km/h 187 km/h 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9 s 10,7 s 11,6 s 11,4 s
Consumo em cidade 12,0 km/l 8,2 km/l 11,7 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 16,3 km/l 11,2 km/l 16,9 km/l 11,1 km/l
Comentário técnico
> Os dois motores representam a versão de maior cilindrada nas respectivas famílias. O do Stilo, fornecido pela General Motors por uma associação já desfeita, pertence à linha que inclui as versões de 1,0, 1,4 e 1,6 litro usadas por Celta, Classic, Prisma e Corsa. A família do 1,6 do Golf tem unidades de 1,0 e 1,4 litro, aplicadas a Gol/Fox no primeiro caso e a Kombi (e Fox de exportação) no segundo.

> Ambos são muito semelhantes em concepção: têm bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, comando de válvulas único, duas válvulas por cilindro com acionamento por alavanca roletada, curso dos pistões maior que o diâmetro dos cilindros, acelerador eletrônico
e injeção multiponto seqüencial com sistema flexível em combustível. O do VW desenvolve potência específica pouco superior: 64,4 cv/l ante 63,4 cv/l, ambos com álcool.

> Diz-se que o Stilo foi projetado à imagem e semelhança do Golf. De fato, a Fiat abandonou a suspensão traseira independente por braço arrastado de seu antecessor Brava em favor do eixo de torção, o sistema simples e eficaz que a VW usa em seu modelo médio desde a primeira geração, em 1974. O carro de origem alemã só deixou para trás esse conceito na evolução de 2003, em que adotou o sistema multibraço, lançado na categoria em 1998 pelo Focus. Saiba mais sobre cada tipo de suspensão.

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade