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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Era esperado que o Fox se saísse melhor que os demais em desempenho na simulação do Best Cars, desenvolvida pelo consultor Iran Cartaxo. Afinal, tem mais potência e torque e menor peso que os outros, de modo que cada cv de seu motor tem de carregar quase 25% menos kg que na média dos oponentes. Ainda assim, havia muitas dúvidas para a simulação esclarecer.

C3, Punto e Fit faziam esperar grande equilíbrio, pois sua relação peso-potência varia pouco (veja na ficha técnica) e são os mais aerodinâmicos do grupo, deixando o Fox para trás neste aspecto. De fato, a velocidade máxima daqueles três modelos variou até 3 km/h, com o VW um tanto à frente. O Citroën mostrou melhor cálculo de câmbio para esse fim, pois o motor fica só 300 rpm abaixo do ponto de potência máxima, enquanto o Fiat pára 550 rpm abaixo, e o VW, 350 rpm abaixo, todos em quinta marcha. O Honda é caso à parte: a quinta longa para as características do motor não chega a 5.100 rpm à máxima de 167 km/h, sendo melhor usar a quarta, que supera o regime de maior potência em 400 rpm.

Pode-se com isso esperar que o Fit gire menos em velocidades de viagem, mas não é o caso: fica pouco acima do C3 e do Fox em quinta marcha. O câmbio mais "errado" é mesmo o do Punto, pois impõe maior rotação no uso rodoviário e, ao mesmo tempo, impede o pleno uso da potência para atingir velocidade máxima. Seria bem mais proveitoso a Fiat alongar as marchas de modo a dar final em quarta, ficando a quinta para rodar com menos ruído.

O menor consumo de potência a 120 km/h, registrado por C3 e Fit, confirma a melhor aerodinâmica destes modelos.

Em aceleração e retomada o motor 1,6 do Fox se impôs, com os demais em equilíbrio. Destes três, o Punto foi mais rápido para acelerar, mas perdeu para o C3 na retomada de quarta marcha. O Fit ficou sempre em último, mas por pequena margem, que não se faz notar no uso prático.

E quanto ao consumo? As melhores marcas alternaram-se entre C3 e Fit, favorecidos pela melhor aerodinâmica, câmbio mais longo que o do Punto e motor de menor cilindrada que o do Fox. Mas as diferenças entre Citroën, Honda e Fiat não chegaram a 1 km/l em nenhuma das condições simuladas. Só mesmo o VW ficou um pouco mais para trás, como no ciclo rodoviário com gasolina, em que rodou 1,6 km/l a menos que o Fit.

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  C3 Punto Fit Fox
gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) 165,5 167,4 163,5 164,4 165,5 166,9 172,0 173,0
Regime à vel. máxima (rpm) 4.900 4.950 5.200 6.050 6.100 5.150
Marcha usada para vel. máxima 5ª. 5ª. 4ª. 5ª.
Regime a 120 km/h em 5ª. (rpm) 3.550 3.800 3.650 3.600
Potência a 120 km/h (cv) 30 32 30 33
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 15,0 14,7 14,4 14,2 15,7 15,1 12,2 12,0
Aceleração de 0 a 400 m (s) 19,6 19,5 19,3 19,2 20,0 19,5 18,1 18,1
Aceleração de 0 a 1.000 m (s) 35,8 35,9 35,8 35,2 36,3 36,0 33,5 33,4
Retom. 80 a 120 km/h em 5ª. (s) 21,0 20,6 20,8 20,6 22,8 21,3 16,4 16,0
Retom. 60 a 100 km/h em 4ª. (s) 12,8 12,7 13,6 13,3 15,1 14,3 10,8 10,6
Consumo em cidade (km/l) 10,1 7,2 9,7 6,8 10,0 7,1 9,0 6,4
Consumo em estrada (km/l) 14,0 10,2 13,3 9,5 14,1 10,2 12,5 9,0
Consumo a 60 km/h (km/l) 16,1 11,7 15,3 11,0 16,0 11,6 14,5 10,4
Consumo a 80 km/h (km/l) 14,7 10,7 13,8 9,9 14,7 10,7 13,0 9,4
Consumo a 100 km/h (km/l) 13,0 9,5 12,2 8,8 13,2 9,6 11,5 8,3
Consumo a 120 km/h (km/l) 11,5 8,4 10,8 7,7 11,7 8,5 10,1 7,3
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados dos fabricantes
  C3 Punto Fit Fox
gas. álc. gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima (km/h) ND 162 ND 186 187
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) ND 13,8 13,6 ND 10,8 10,5
Consumo em cidade (km/l) ND 12,9 9,1 ND 11,9 8,0
Consumo em estrada (km/l) ND 16,8 12,4 ND 17,4 11,6
ND = não disponível
Comentário técnico
> Os motores são de concepção atual e se distinguem por alguns recursos técnicos. O Fox usa acionamento de válvulas por alavanca roletada; o Fit, ignição sequencial (duas velas por cilindro que disparam a centelha em momentos diferentes, controlados pela central eletrônica); este e o C3, bloco de alumínio, mais leve e com melhor dissipação de calor. > Nenhum deles tem taxa de compressão apropriada para álcool, pois os fabricantes mantiveram a das versões a gasolina (no caso da Fiat o motor 1,4 surgiu já flexível, mas com taxa baixa). C3 com 11:1 e Fox com 10,8:1 ainda estão em melhor situação. Decepciona é a Honda usar 10,4:1 em um motor com ignição sequencial — no Civic Flex a taxa ficou mais adequada, 11,5:1. > No Punto, a tomada de ar para o motor vem em posição mais elevada na versão nacional. Não existe a habitual caixa remota do filtro de ar, sendo a admissão feita por cima do motor. O objetivo foi aumentar a segurança em trechos alagados, onde a entrada de água nos cilindros pode levar ao calço hidráulico. No entanto, resultou em incômodo ruído de aspiração.

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