|
C3 |
Punto |
Fit |
Fox |
Estilo |
3 |
4 |
3 |
3 |
Acabamento |
3 |
3 |
3 |
2 |
Posição de dirigir |
4 |
4 |
3 |
3 |
Instrumentos |
4 |
4 |
3 |
3 |
Itens de conveniência |
4 |
4 |
3 |
4 |
Espaço interno |
3 |
3 |
4 |
4 |
Porta-malas |
3 |
3 |
4 |
3 |
Motor |
4 |
3 |
4 |
4 |
Desempenho |
3 |
3 |
3 |
4 |
Consumo |
4 |
4 |
4 |
3 |
Câmbio |
4 |
4 |
5 |
5 |
Freios |
3 |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
4 |
4 |
3 |
3 |
Estabilidade |
4 |
4 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
4 |
4 |
4 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
3 |
3 |
Média |
3,56 |
3,68 |
3,56 |
3,50 |
Posição |
2º. |
1º. |
2º. |
4º. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
Custo-benefício
Como explicado na primeira página, é
preciso adicionar opcionais a Punto, C3 e sobretudo Fox (que nem mesmo vem com
ar-condicionado de série) para que eles alcancem o padrão de equipamentos do
Fit. E, mesmo assim, o C3 completo fica sem freios ABS. Equipados dessa forma, a
diferença de preço entre o mais caro (Honda) e o mais barato (VW) fica em R$ 1,5
mil, ou cerca de 3%. É pouco para decidir a compra de quem está neste segmento.
Melhor analisar item por item o que oferecem os oponentes. O Punto sai à frente
em estilo, é forte em aspectos como posição de dirigir e itens de conveniência e
tem suspensão das melhores. Esperava-se mais em espaço interno e porta-malas,
porém. O C3 o acompanha em vários aspectos, mas perde em freios (pela falta de
ABS) e, assim como o Fiat, em espaço. Fit e Fox destacam-se pelo espaço interno
e câmbio, além do porta-malas no primeiro e desempenho no segundo, mas são
inferiores em conforto de suspensão e, no caso do Honda, itens de conveniência.
E o VW ainda tem os piores consumo e acabamento do grupo.
Tudo considerado em relação ao preço dos carros avaliados, o resultado é
apertado, mas favorece o Punto, seguido por Fit e C3 empatados e Fox em último.
O que não invalida o conselho: o melhor carro é o que se adapta mais a suas
necessidades; portanto, atribua maior peso aos aspectos que você julga mais
importantes.
Continua |