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Comparativo Completo
Preços
  Idea EcoSport 206 CrossFox
Básico 53.650 53.470 48.850 44.215
Como avaliado 62.423 55.563 52.800 62.860
Completo 76.743 55.717 52.800 63.585
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 11/1/07; consulte o preço dos opcionais nos sites:
www.fiat.com.br www.ford.com.br www.peugeot.com.br www.volkswagen.com.br
Equipamentos de série e opcionais
  Idea EcoSport 206 CrossFox
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND ND
Ajuste do volante em altura/profundidade S/ND S/ND S/ND O/O
Ajuste elétrico dos retrovisores O S O O
Alarme antifurto/controle a distância AC/AC ND ND O/O
Aquecimento S S S O
Ar-condicionado/controle automático S/ND S/ND S/O O/ND
Bancos/volante revestidos em couro O/O ND/ND ND/ND O/O
Bolsa inflável mot./pas./laterais O/O/O O/ND/ND O/O/ND O/O/ND
Câmbio automático ND ND ND ND
Comando interno do porta-malas S ND ND S
Computador de bordo S ND ND ND
Conta-giros S S S S
Controlador automático de velocidade ND ND ND ND
Controle de tração/estabilidade ND ND ND ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/O S/S S/ND O/O
Controles de áudio no volante ND ND S O
Direção assistida S S S S
Faróis de neblina/longo alcance S/S S/ND S/ND S/S
Freios antitravamento (ABS) O ND S O
Imobilizador eletrônico S S S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S S
Luz traseira de neblina S ND S S
Rádio/toca-CDs/MP3 O/O ND S/ND O/O
Relógio S S S S
Repetidores laterais das luzes de direção S ND S ND
Rodas de alumínio S ND S S
Terceira luz de freio S S S S
Teto solar/comando elétrico O/O ND ND ND
Travamento central das portas S S S O
Vidros verdes S S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável
Comentário técnico
> Os quatro motores são unidades bem conhecidas do mercado, mas ainda atuais em projeto. Só a 206 usa quatro válvulas por cilindro e duplo comando, enquanto Idea e CrossFox adotam acelerador eletrônico. O EcoSport tem a taxa de compressão mais alta e adequada ao uso de álcool, mas a Peugeot volta a se destacar na relação r/l: ótimo 0,23, ante 0,293 do Ford, 0,314 do VW e 0,339 da Fiat. O ideal, para funcionamento suave e bom rendimento, é que o valor não supere 0,3.

> A Escapade possui suspensão traseira independente por braço arrastado com barras de torção, uma configuração que já foi quase unânime na produção francesa, mas tem perdido espaço para o esquema mais simples de eixo de torção e molas helicoidais. Não por uma coincidência, é o que usam os três outros modelos do comparativo. Saiba mais sobre os tipos de suspensão.

> Em relação à Idea HLX 1,8, a Adventure ganhou 52 mm em vão livre do solo, parte (35 mm) pela suspensão, parte pelos pneus maiores (205/70-15 ante 195/60-15).
Também aumentaram as bitolas (em 17 mm na dianteira e 11 mm na traseira), por meio do deslocamento para fora da articulação dos braços transversais na frente (o que exigiu semi-árvores de tração mais longas) e de um novo eixo traseiro. As molas dianteiras são 9% mais duras, o estabilizador dianteiro passou de 21 para 23 mm de diâmetro e o eixo traseiro passa a contar com essa barra. Os amortecedores receberam nova calibração. No câmbio, a quinta marcha e o diferencial foram encurtados em 9%, para um aumento de 8,6% no diâmetro dos pneus. Assim, no efeito final a quinta está mais curta, mas as demais marchas quase não mudaram. E os freios dianteiros aumentaram de 257 para 284 mm de diâmetro.

> Na 206 Escapade as alterações foram mais modestas. A suspensão foi elevada em 25 mm e, pelo ganho em curso na dianteira, a transmissão recebeu semi-árvores com maior ângulo de trabalho. Os pneus de medida 175/70-14 têm diâmetro praticamente igual aos 185/65-14 das outras versões de 1,6 litro, de modo que as relações de marcha e de diferencial foram mantidas, assim como os freios.

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