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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Ambas com motores mais potentes este ano, qual anda mais? A Simulação de Desempenho desenvolvida para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo indicou vantagem para a Picasso na maioria dos quesitos. Foi bem superior em aceleração, um pouco em retomada e similar à Zafira com álcool na velocidade máxima.

Neste item, favorecem o modelo da GM dois fatores: menor área frontal (constatada no fato de manter 120 km/h com 2 cv a menos) e cálculo mais adequado da quinta marcha, que a leva perto da rotação de potência máxima (5.200 rpm), enquanto a Citroën fica 800 rpm abaixo de seu regime ideal (6.000). E foi possível conseguir essa vantagem no produto Chevrolet sem elevar suas rotações em velocidades de viagem, que ficam 175 rpm abaixo da oponente a 120 km/h em quinta.

Em termos de consumo há equilíbrio na estrada, considerando o uso de gasolina na Zafira, mas ela se sai melhor no circuito urbano, em que contribui o
melhor torque nos regimes mais baixos. Ao usar álcool, suas marcas pioram em cerca de 25%.

Como de hábito nos motores flexíveis simulados até agora, o uso de álcool mostrou-se interessante na Zafira. O consumo mais alto é facilmente compensado pela diferença de preço entre os combustíveis em boa parte do País, ao menos nos dias de hoje. Como essa situação varia conforme a região e a época do ano, vale a dica: para escolher o combustível com menor custo por quilômetro, divida o preço do álcool pelo da gasolina. O álcool torna-se o melhor, no caso deste modelo, sempre que o resultado ficar abaixo de 0,75.

Um ponto que merece destaque é a enorme distância entre os resultados obtidos na simulação da Picasso e os índices declarados pelo fabricante. Não existe o menor sentido na velocidade máxima de 212 km/h divulgada pela Citroën, fruto de um grande otimismo que não demora a ser desmascarado por uma análise mais criteriosa.
   Zafira com
gasolina
Zafira com
álcool
Xsara Picasso
Velocidade máxima 182 km/h 186 km/h 185 km/h
Regime à veloc. máxima (5a.) 4.875 rpm 4.975 rpm 5.200 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.200 rpm 3.375 rpm
Potência consumida a 120 km/h 34 cv 36 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,9 s 13,2 s 11,6 s
Aceleração de 0 a 400 metros 18,9 s 18,6 s 17,9 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 34,7 s 33,9 s 32,9 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5a. 18,9 s 17,5 s 16,4 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4a. 12,6 s 11,8 s 11,2 s
Consumo em cidade 9,1 km/l 6,8 km/l 7,1 km/l
Consumo em estrada 14,4 km/l 10,8 km/l 14,5 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004
Comentário técnico
> Mais recente motor flexível em combustível no mercado, o 2,0-litros da GM é também o de maior taxa de compressão: 11,3:1, ganho importante sobre a de 9,8:1 do antigo motor de oito válvulas a gasolina. A diferença explica os aumentos expressivos de potência e torque — ao rodar com álcool, este chega a superar o da versão de 16 válvulas — e o menor consumo, considerado o uso de gasolina.

> O motor da Picasso, contudo, é mais moderno com seu bloco de alumínio, duplo comando e quatro válvulas por cilindro. Mas só agora atinge nela os 138 cv que sempre teve quando usado no Xsara ou no C5: a razão é que em seu
lançamento, em 2001, a minivan brasileira foi a primeira a usar o 2,0-litros, faltando a devida homologação da matriz francesa para a maior potência — lá, o maior motor era o 1,8 de 117 cv. Assim, foi limitada a 118 cv pelo mapeamento eletrônico e o fabricante alegou razões de segurança. Com a França aprovando o 2,0 de 138 cv, o modelo nacional pôde enfim libertar as amarras dos cavalos.

> A suspensão traseira da Picasso é tecnicamente superior, com rodas independentes, braço arrastado e barra de torção em cada lado, em vez do eixo de torção com mola helicoidal da Zafira (saiba mais sobre os tipos de suspensão).

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