


Mostradores com fundo
eletroluminescente estão entre os elementos que diferenciam a Idea para
o motorista; seu compartimento de bagagem é apenas razoável



A Weekend ELX oferece dois
padrões de mostradores, um deles com computador de bordo mais elaborado;
o espaço para carga é bem mais amplo que o da minivan |
As duas oferecem
opcionais de conveniência típicos de carros de luxo: acionamento
automático dos faróis e do limpador de pára-brisa,
sensor auxiliar de estacionamento na
traseira,
retrovisor interno fotocrômico. O sistema de áudio oferecido inclui
função MP3 e, na minivan, pode receber
um amplificador que melhora muito a
qualidade sonora, em especial os graves. As duas
vêm com faixa degradê no pára-brisa, travamento automático das portas ao
rodar e comandos internos para a tampa traseira e a portinhola do
tanque.
Só a minivan pode vir com o teto solar Skydome, composto por uma área
móvel na frente (que pode bascular ou correr por fora, com comando
elétrico um-toque e sensor antiesmagamento) e uma fixa sobre o banco
traseiro. Toda a área é de vidro escuro, que absorve raios
ultravioleta, segundo a Fiat, e conta com um forro perfurado que pode
ser fechado mesmo com o teto dianteiro aberto — ótima solução para
renovar o ar interno sem um turbilhão de vento ou incidência de sol nos
ocupantes. Embora o vidro escuro seja conveniente para conter o
aquecimento interno, um tom mais claro tornaria o uso do teto mais
agradável à noite, quando rodar com forro aberto ou fechado faz pouca
diferença.
Outros itens exclusivos da Idea são o console de teto com porta-objetos
e espelho convexo para monitorar
crianças no banco traseiro (um conjunto que se perde quando há o teto
solar), espelho também no pára-sol do motorista, duas redes para reter
objetos no porta-malas e botão no painel para destravar as portas. A
unidade avaliada trazia alarme com controle remoto, sensor de ultra-som
e fechamento automático dos vidros (não do teto solar, porém) ao trancar
o carro, um item instalado em concessionária e aplicável também à Palio.
Esta, por sua vez, tem a mais um porta-óculos no teto no lado do
motorista e luz de aviso para o motorista atar o cinto.
Em termos de espaço, a Idea tem duas vantagens esperadas por seu
formato: teto muito mais alto e maior vão para as pernas no banco
traseiro, embora a Weekend não seja deficiente nesses aspectos. Onde a
minivan não leva vantagem é na largura, um tanto limitada para que três
adultos viajem atrás, assim como na perua. Espaço lateral à parte, o
quinto ocupante tem boa acomodação em ambas.
Como já aconteceu no comparativo com a Meriva, a Palio mostrou que as
peruas ainda são imbatíveis em capacidade de bagagem — a não ser que se
passe a minivans maiores, como Picasso e Zafira. Ela acomoda 460 litros
até a cobertura, vantagem importante sobre os 380 da Idea, e tem um
conveniente assoalho baixo (a ponto de a tampa levar consigo parte do
pára-choque) que facilita muito colocar e retirar cargas pesadas. A favor da
minivan, apenas o banco traseiro bipartido. A montagem do estepe é
por dentro na Idea (mais cômodo para se usar e
verificar a pressão) e por baixo da carroceria na Weekend, que dispensa
a remoção da bagagem para acesso ao pneu.
Mecânica,
comportamento
e segurança
Um mesmo motor equipa
as duas "irmãs": o novo 1,4-litro da Fiat, o maior da família Fire, uma
unidade simples em concepção mas eficiente no propósito de poupar
combustível, seja gasolina ou álcool. A geometria interna (saiba
mais sobre técnica) o deixou áspero em alta rotação, mas não tanto
quanto o 1,8-litro de origem GM usado na versão HLX das duas. Os 81 cv
de potência e 12,4 m.kgf de torque (com etanol) são razoáveis para a
cilindrada e percebe-se boa parte dessa força já em baixas rotações.
Continua
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