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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Se dois modelos têm o mesmo motor (por isso são publicadas juntas as curvas de potência e torque, ao lado), mas um deles é mais leve e possui menor área frontal (com Cx equivalente), não resta dúvida sobre qual o vencedor em desempenho e consumo. O que faltava era quantificar a diferença, um trabalho para a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo.

A superioridade da Weekend foi consistente em todos os quesitos de desempenho: com álcool, atingiu 7,8 km/h a mais de velocidade máxima, acelerou de 0 a 100 km/h em 2,4 segundos a menos e retomou de 80 a 120 em tempo 4,7 s melhor que a Idea. São diferenças bem perceptíveis ao motorista e que correspondem às sensações ao dirigir uma e outra.

As relações de marcha e os diâmetros de pneus são similares, mas a minivan tem o diferencial 8,1% mais curto, o que eleva as rotações por marcha na mesma proporção. Assim, a Idea gira alto a 120 km/h, ficando a Weekend com um regime mais baixo e conveniente. Nem assim, porém, a minivan consegue evitar a grande desvantagem nas retomadas.
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Um dado interessante é o empate em termos de equilíbrio de rotações à velocidade final: nas duas a quinta marcha leva o motor a apenas 300 rpm abaixo do pico de potência.

Peso e aerodinâmica menos favoráveis e marchas mais curtas só poderiam levar a Idea a consumir mais. A diferença a favor da Weekend chegou a 1 km/l de gasolina e 0,8 km/l de álcool, sendo maior em alta velocidade.

  Idea Weekend
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 156,7 km/h 157,6 km/h 164,5 km/h 165,4 km/h
Regime à velocidade máxima (5a.) 5.200 rpm 5.150 rpm 5.200 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 4.000 rpm 3.750 rpm
Potência a 120 km/h 35 cv 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,8 s 16,6 s 14,4 s 14,2 s
Aceleração de 0 a 400 m 20,2 s 20,2 s 19,3 s 19,0 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 37,8 s 37,6 s 35,7 s 35,6 s
Retomada 80 a 120 km/h em 5a. 25,3 s 24,3 s 19,9 s 19,6 s
Retomada 60 a 100 km/h em 4a. 16,0 s 15,6 s 13,8 s 13,4 s
Consumo em cidade 9,0 km/l 6,4 km/l 9,6 km/l 6,7 km/l
Consumo em estrada 12,7 km/l 9,1 km/l 13,6 km/l 9,7 km/l
Consumo a 60 km/h 14,2 km/l 10,2 km/l 15,1 km/l 10,8 km/l
Consumo a 80 km/h 13,2 km/l 9,5 km/l 14,2 km/l 10,2 km/l
Consumo a 100 km/h 12,0 km/l 8,6 km/l 12,9 km/l 9,3 km/l
Consumo a 120 km/h 10,5 km/l 7,5 km/l 11,5 km/l 8,3 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Idea Weekend
gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 160 km/h 161 km/h  165 km/h 166 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,8 s 14,6 s 13,7 s 13,6 s
Consumo em cidade 12,7 km/l 8,9 km/l 13,0 km/l 9,2 km/l
Consumo em estrada 16,6 km/l 12,2 km/l 17,0 km/l 12,6 km/l
Comentário técnico
> Lançado em maio de 2005 na linha Palio, já prevendo o uso na Idea, o motor de 1,4 litro representa o topo da família Fire, que tem ainda a versão de 1,0 litro e teve, até o ano passado, a de 1,25. Para aumentar a cilindrada de 1.242 para 1.368 cm3 a fábrica ampliou o diâmetro dos cilindros (de 70,8 para 72 mm) e, em maior grau, o curso dos pistões (de 78,9 para 84 mm). Como se nota, ficou ainda mais subquadrado, ou seja, a relação entre as medidas evidencia o curso mais longo. O objetivo foi favorecer as baixas rotações, o que se confirma pelo ponto máximo de torque a apenas 2.250 rpm.

> Por outro lado, as bielas de 129 mm não foram alongadas, o que afetou a relação r/l: antes razoável, com 0,305, chegou a 0,325. Isso explica a aspereza de funcionamento em alta rotação, embora menor que no motor 1,8-litro das versões HLX.

> Além dos pistões, o 1,4 tem novos bloco, cabeçote, coletor de admissão, sistema de partida a frio (com um injetor para cada dois cilindros), trem de válvulas (com massa oscilante 29% menor), central eletrônica, coletor de escapamento e catalisador.
Suas emissões de poluentes já atendem à quarta fase do Proconve, que entra em vigor para 100% da produção em 2007. E o acelerador tem comando eletrônico, algo que marcou o primeiro Fire 1,25 — a versão de 16 válvulas lançada em 2000 — mas não equipava o flexível de oito válvulas.

> Algo que causa estranheza nesse novo Fire é a taxa de compressão de 10,35:1, mais baixa que a do 1,25 (10,8:1) e muito reduzida para o uso de álcool. Como foi o primeiro motor nacional nascido já flexível, esperava-se mais ousadia nesse aspecto, o que traria ganhos em desempenho e consumo.

> A Weekend é o único modelo da linha Palio com suspensão traseira independente, com um sistema de braço arrastado semelhante ao de Brava e Marea. Além da vantagem ao rodar, há menor intrusão de seus elementos no compartimento de bagagem. Na Idea, assim como no Palio, Siena e Stilo, surge o simples eixo de torção, que não permite verdadeira independência entre as rodas e ocupa mais espaço, mas — com um acerto dos melhores —cumpre muito bem seu papel.

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