> A linha 2006 do Corsa e o
Palio 1.8R (seguido pela versão HLX para 2007) ganharam uma
versão aperfeiçoada do conhecido motor de 1,8 litro. Novos
cabeçote e comando de válvulas, tuchos mais leves, hastes de
válvulas com menor diâmetro, molas menores com
acionamento por alavanca roletada,
coletor de admissão em plástico (em vez de alumínio),
virabrequim com oito contrapesos (antes eram quatro) e
acelerador eletrônico formam o
conjunto de alterações, que visam a maior eficiência, menor
consumo e redução de vibrações.
> As mudanças amenizaram em muito a aspereza de funcionamento
desse motor, antes seu ponto crítico. Mas a GM não alterou a
relação r/l de 0,339, ante
0,23 do C3. |
> Dos três, o Palio é o
único com alterações em transmissão, pneus e suspensão se
comparado a outras versões de mesma cilindrada. As relações de marcha
são as mesmas do HLX 1,8, mas o diferencial encurtado em 3% (de
3,733 para 3,867) as deixa mais curtas na mesma proporção. A altura de
rodagem diminui 12 milímetros e a suspensão ganha molas 15% mais
rígidas, amortecedores também mais firmes e estabilizador
dianteiro de maior diâmetro (21 mm). Os pneus 175/65-14 dão
lugar aos 185/60-14, de diâmetro total praticamente igual.
> Todos usam os mesmos conceitos de suspensão: dianteira
McPherson, traseira com eixo de torção, ambas com molas
helicoidais. Saiba mais sobre os
tipos de suspensão. |