Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Simulação de desempenho
A proximidade de potência entre os três carros pode fazer esperar desempenhos similares, mas não foi bem o que a simulação do Best Cars, desenvolvida pelo consultor Iran Cartaxo, mostrou. E por várias razões.

O maior equilíbrio foi em velocidade máxima, com não mais de 4 km/h entre o melhor e o pior com o mesmo combustível. Embora tenham superado o C3, os números do Corsa e do Palio seriam ainda melhores se as fábricas se empenhassem em coincidir as rotações de velocidade final e de maior potência. Como estão hoje, o carro da GM gira 400 rpm a menos que o ideal, e o da Fiat (em um comportamento típico de versões esportivas), 400 a mais.

O Citroën obtém o "casamento" exato e por isso fica bem perto dos oponentes, apesar de sua aerodinâmica (Cx multiplicado por área frontal) um pouco pior, percebida pela maior potência consumida a 120 km/h. Mas não procede, como já aconteceu antes, a vantagem em velocidade que a marca francesa se atribui pelos dados oficiais.

A diferença de relações de transmissão entre Corsa e Palio, que usam motores quase iguais, fica evidente nos regimes a 120 km/h: a quinta marcha deste último é expressivos 12% mais curta, o que se nota com facilidade ao dirigir ambos em estrada.

Leve como o C3, "torcudo" como o Corsa e com câmbio mais curto que ambos, o Palio garantiu os melhores tempos em todas as provas de aceleração e retomada, sempre seguido pelo Corsa. Se os três podem ser considerados ágeis, é fato que o SS e em especial o 1.8R cativam mais pelo desempenho, o que vem ao encontro da proposta mais esportiva destas versões em comparação ao XTR.

A Fiat paga o preço da agilidade, porém, no consumo: o câmbio curto deixou o Palio em último lugar em todas as condições simuladas. Curiosamente, C3 e Corsa disputam palmo a palmo a melhor posição, que pode ficar com um ou outro conforme a situação e o combustível usado, como se vê na tabela. Vitória absoluta, só em dois casos de velocidade constante: a 60 km/h deu C3, ajudado pelo motor de menor cilindrada, e a 120 km/h ganhou o Corsa, com auxílio do câmbio mais longo entre os três.
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

  Corsa C3 Palio
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 189 km/h 190 km/h 186 km/h 188 km/h 190 km/h 191 km/h
Regime à vel. máx. (5ª) 5.200 rpm 5.500 rpm 5.550 rpm 5.900 rpm
Regime a 120 km/h (5ª) 3.300 rpm 3.550 rpm 3.700 rpm
Potência a 120 km/h 28 cv 29 cv 28 cv
Acel. de 0 a 100 km/h 10,8 s 10,9 s 12,1 s 11,4 s 10,3 s 10,1 s
Acel. de 0 a 400 m 17,6 s 17,3 s 18,4 s 17,9 s 17,3 s 17,1 s
Acel. de 0 a 1.000 m 32,3 s 32,0 s 33,4 s 32,7 s 31,5 s 31,4 s
Ret. 80 a 120 km/h (5ª) 14,6 s 14,3 s 17,8 s 15,5 s 11,4 s 11,3 s
Ret. 60 a 100 km/h (4ª) 9,7 s 9,9 s 11,8 s 10,5 s 7,7 s 7,5 s
Consumo em cidade 9,0 km/l 6,6 km/l 9,5 km/l 6,5 km/l 7,8 km/l 5,4 km/l
Consumo em estrada 12,8 km/l 9,5 km/l 13,3 km/l 9,3 km/l 11,1 km/l 7,8 km/l
Consumo a 60 km/h 14,5 km/l 10,7 km/l 15,5 km/l 10,8 km/l 12,4 km/l 8,7 km/l
Consumo a 80 km/h 13,3 km/l 9,9 km/l 13,9 km/l 9,7 km/l 11,5 km/l 8,1 km/l
Consumo a 100 km/h 12,2 km/l 9,0 km/l 12,3 km/l 8,6 km/l 10,6 km/l 7,5 km/l
Consumo a 120 km/h 11,0 km/l 8,1 km/l 10,7 km/l 7,5 km/l 9,8 km/l 6,9 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os novos ciclos de consumo
Dados do fabricante
  Corsa C3 Palio
gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 189 km/h 190 km/h 196 km/h 198 km/h 189 km/h 191 km/h
Acel. de 0 a 100 km/h 10,4 s 10,1 s 9,8 s 9,6 s 9,4 s 9,2 s
Consumo em cidade 11,6 km/l 8,1 km/l ND 12,2 km/l 8,4 km/l
Consumo em estrada 17,4 km/l 12,0 km/l ND 16,3 km/l 11,3 km/l

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade