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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
Similares em potência, mas diferentes em torque, como os dois se comportam no Simulador de Desempenho desenvolvido para o BCWS pelo consultor Iran Cartaxo? Com relativo equilíbrio, mas interessantes diferenças.

A vantagem em velocidade máxima apregoada pela Citroën não se confirmou, com o C3 ficando um pouco atrás. Isso apesar do cálculo perfeito da quinta marcha, que praticamente "casa" as rotações de potência (5.600 rpm) e velocidade, enquanto no Corsa faltam 400 rpm para coincidir os regimes. O carro da GM, porém, gira menos nessa marcha e isso contribui para o nível de ruído e o consumo.

Sua melhor aerodinâmica final (pela menor área frontal) confirma-se no cálculo de potência consumida a 120 km/h, pouco menor. O motor mais forte em baixos regimes (bem perceptível nas curvas ao lado) colaborou para as melhores acelerações e retomadas do Corsa, embora sempre por margem discreta.

Já em consumo ocorre uma curiosidade: ele supera ligeiramente o C3 na maioria das situações, quando usam álcool, mas perde do Citroën em quase todas elas ao rodar com gasolina. A exceção é a 120 km/h constantes, quando a aerodinâmica favorável e a quinta marcha mais longa do Corsa entram em ação para lhe dar maior economia com qualquer dos combustíveis.
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   Corsa/gas. Corsa/álc. C3/gas. C3/álc.
Velocidade máxima 189 km/h 190 km/h 186 km/h 188 km/h
Regime à vel. máxima (5a.) 5.200 rpm 5.500 rpm 5.550 rpm
Regime a 120 km/h (5a.) 3.300 rpm 3.550 rpm
Potência a 120 km/h 28 cv 29 cv
Acel. de 0 a 100 km/h 10,8 s 10,9 s 12,1 s 11,4 s
Acel. de 0 a 400 m 17,6 s 17,3 s 18,4 s 17,9 s
Acel. de 0 a 1.000 m 32,3 s 32,0 s 33,4 s 32,7 s
Ret. 80 a 120 km/h em 5a. 14,6 s 14,3 s 17,8 s 15,5 s
Ret. 60 a 100 km/h em 4a. 9,7 s 9,9 s 11,8 s 10,5 s
Consumo em cidade 9,0 km/l 6,6 km/l 9,5 km/l 6,5 km/l
Consumo em estrada 12,8 km/l 9,5 km/l 13,3 km/l 9,3 km/l
Consumo a 60 km/h 14,5 km/l 10,7 km/l 15,5 km/l 10,8 km/l
Consumo a 80 km/h 13,3 km/l 9,9 km/l 13,9 km/l 9,7 km/l
Consumo a 100 km/h 12,2 km/l 9,0 km/l 12,3 km/l 8,6 km/l
Consumo a 120 km/h 11,0 km/l 8,1 km/l 10,7 km/l 7,5 km/l
Os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto de 2004; melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os novos ciclos de consumo
Comentário técnico
> O motor do Corsa foi aperfeiçoado para 2006: ganhou coletor de admissão em plástico (mais leve e com melhor fluxo de gases que o de alumínio), cabeçote e comando de válvulas com novo desenho, tuchos mais leves, hastes de válvulas com menor diâmetro e molas menores, além de seu acionamento por alavanca roletada.

> É uma pena que permaneça a geometria interna deficiente, com bielas muito curtas para o curso dos pistões, que resulta em crítica relação r/l de 0,34 (a do C3 é de 0,23, uma das melhores em motores nacionais). Ainda, a taxa de compressão de 10,5:1 está baixa demais para um motor flexível atual, em que a própria GM tem usado de 11,7:1 (no 2,0-litros) a 12,6:1 (no 1,0). Como comparação, o C3 a gasolina já usava taxa mais alta que a do Corsa (11:1), mantida na versão flexível.

> O C3 usa um sistema mecânico com a mesma função do BAS, o controle eletrônico
de assistência adicional aos freios em emergências que a Mercedes-Benz introduziu. É chamado pela marca francesa de AFU, Aide au Freinage d’Urgence ou auxílio à frenagem de urgência. A partir de determinado esforço no pedal, um segundo par de pistões no cilindro-mestre, concêntricos aos principais e menores em diâmetro, são os que prevalecem, de forma a ampliar a força hidráulica produzida.

> Assim como aconteceu com o Peugeot 307 e o segundo Renault Clio, no C3 a Citroën abandonou a tradicional suspensão traseira à francesa, com braços arrastados e barras de torção, em favor do eixo de torção com molas helicoidais (introduzido pelos alemães, mas hoje consagrado em carros de diferentes procedências), a mesma receita do Corsa. O resultado é bom, embora se perca a total independência entre as rodas de trás obtida com o outro sistema. Saiba mais sobre os tipos de suspensão.

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