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Comparativo Completo
O espaço interno do Celta é satisfatório, mas não a posição de dirigir, com volante enviesado e pouco espaço para a perna esquerda
Motorista e passageiros têm mais conforto no Fiesta, só que os bancos são curtos e com pouco apoio lateral. Na traseira, os cintos não são retráteis, solução que deveria ser abolida

Com esses acessórios, que o carro avaliado não tinha, o Celta traz os comandos de vidros no console, em posição incômoda e algo improvisada, mas eles incluem função um-toque, sensor antiesmagamento e temporizador; as portas são trancadas alguns segundos após ligar a ignição, o que pode ser uma cilada se o motorista ligar o carro (para acionar o ar-condicionado, por exemplo), sair e fechar a porta. Já seu sistema de áudio depende de alto-falantes sob o painel, posição infeliz, por falta de previsão em sua parte superior ou nas portas — outro efeito do projeto básico ao extremo.

Foi difícil encontrar bons detalhes internos nesses modelos despojados, mas conseguimos localizar dois que favorecem o Fiesta (porta-copos no console e encosto traseiro bipartido) e outros dois para o Celta (alça de teto dianteira, já que o oponente não tem nenhuma, e pára-brisa com faixa degradê). Ambos dispensam cinzeiro (no Celta, desde o modelo 2003) e acendedor de cigarros, mas trazem a útil tomada de energia de 12 volts e farto espaço para objetos.

Curioso é haver no Chevrolet, apesar de toda a contenção de despesas, mecanismo para rebater os encostos dianteiros, como na versão de três portas. A explicação é a economia de escala de produzir bancos iguais para ambas as carrocerias...

Alguma utilidade pode ter: é possível alcançar um objeto no assoalho traseiro, como uma pasta, sem precisar abrir a porta de trás.

O modelo da Ford oferece mais espaço, seja para as pernas (mérito do entreeixos 5 cm maior), ombros (tem 7 cm a mais de largura externa) e cabeça (é 2 cm mais alto). Também aceita maior volume de bagagem, 305 contra 260 litros. Em ambos o compartimento tem acabamento bem simples o estepe vem internamente sob o assoalho, como a maioria prefere — ao contrário do antigo Fiesta, que adotava montagem externa. Mas é realmente incômodo não se poder abrir a quinta porta sem o uso da chave.

Mecânica, comportamento
e segurança

São dois carros de concepção mecânica simples, a começar pelos motores com comando único no cabeçote e duas válvulas por cilindro. O do Celta é uma reedição do 1,4-litro que equipou o Corsa GL de 1994 a 1996, só que com injeção multiponto e 85 cv, em vez de monoponto e 60 cv. A cilindrada 39% maior confere óbvia vantagem sobre o Fiesta, mas não na mesma proporção: tem 28% mais potência (são 66 cv no Zetec Rocam da Ford) e 32% mais torque (11,8 contra 8,9 m.kgf), em regimes semelhantes. Continua

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