Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem



Instrumentos em azul e detalhes em prateado dão ar mais atraente ao interior do Celta, que exibe simplicidade em todos os aspectos

Clique para ampliar a imagem



O Fiesta tem desenho mais elaborado e ótimos difusores de ar, mas recorre à mesma infeliz solução de mostrador digita
l

A GM também fez uma condenável economia ao montar o comando de buzina na alavanca esquerda da coluna de direção, o que pode ser perigoso caso o motorista esteja habituado a outro carro — quase todos o trazem no centro do volante. E a aparência do painel do Chevrolet impressiona mal pela simplicidade.

Em outros aspectos, porém, eles se equivalem. Os plásticos rígidos dominam o interior, os comandos de ventilação têm acionamento duro (no Fiesta avaliado um deles estava travado), parafusos aparecem em vários locais (no Ford, até os dos trilhos dos bancos) e as portas, a não ser por uma faixa de tecido, vêm inteiramente em plástico. Se serve de consolo, não há chapas expostas na parte interna, ao contrário dos Fiats mais baratos e do Ka, nem vinil no encosto dos bancos, e o tecido de revestimento é simples mas de bom gosto.

A posição de dirigir do Fiesta agrada, com comandos bem colocados e banco alto, apreciado sobretudo pelas mulheres. Mas os assentos são todos muito curtos e rasos, sem apoios laterais, o que incomoda em percursos sinuosos.

O motorista do Celta é prejudicado pela falta de espaço para a perna esquerda, que deve ficar recolhida, como no Corsa antigo de que ele se originou, e pelo volante enviesado para o mesmo lado, o que o próprio Corsa não tinha. Inadequado nos dois é o botão do pisca-alerta sobre a coluna de direção, fora de alcance do passageiro e nada prático em uma emergência (saiba mais sobre a posição ideal dos comandos). Já o volante é espumado e de três raios em ambos.

O Celta lançou e o Fiesta adotou o mostrador de cristal líquido para o nível de combustível (no Ford, também a temperatura do motor, que o oponente apenas alerta através de luz-piloto), com leitura bem mais difícil que a de um convencional. De resto, os painéis se equivalem, com conta-giros e hodômetro parcial, mas não se entende por que a GM voltou da ótima iluminação vermelha para a branca. No Fiesta é verde e incide sobre um fundo cinza, o que torna crítica a leitura ao se acenderem faróis durante o dia.

Só o carro da Ford sai de fábrica com os opcionais controle elétrico dos vidros dianteiros (com botões nas portas), trava central e travamento a distância — com ativação indicada pelas luzes de posição, o que acaba não acontecendo se elas estiverem acesas. Esses itens são oferecidos pela GM para instalação em concessionária, o que não é ideal, o mesmo ocorrendo com rádio/toca-CDs e alarme (com proteção por ultra-som, inexistente no Ford), em ambos os modelos, e com uma série de equipamentos decorativos no Celta. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados