> Ao contrário das duplas 306/Xsara, Partner/Berlingo e
outras do grupo PSA, 206 e C3 não compartilham a plataforma: a
do Citroën é de nova geração, já compartilhada pelo novíssimo C2
e a ser utilizada em futuros lançamentos da Peugeot. A maior diferença está na suspensão traseira: enquanto
o 206 segue o tradicional esquema francês de braços arrastados e
barras de torção, o C3 passou ao eixo de torção com molas
helicoidais, como na maioria dos carros pequenos e médios --
incluindo o 307 da Peugeot, mas não o Citroën Xsara.
> O motor 1,6 dos franceses é dos melhores da categoria
em relação r/l, |
apenas 0,23, o
que explica a ausência de vibrações em alta rotação. Antes
importado, vem sendo fabricado em Porto Real, RJ desde o ano
passado.
> As versões 1,6 do 206 têm outras diferenças técnicas
para as 1,0 além do motor: os freios traseiros são também a
disco, há estabilizadores em ambos os eixos (o que permite o uso
de molas mais macias, em benefício do conforto de rodagem) e os pneus passam de 175/65-14 para 185/65-14, estes muito
favoráveis à aparência. No C3 são 185/60-15, medida inédita no
segmento, que permitiu o emprego de freios de grande diâmetro. |