


Apesar do perfil esportivo, a Allroad presta-se bem a aventuras, com a
tração sofisticada e o recurso de quatro alturas de rodagem



Sem o mesmo requinte técnico, a XC70 não decepciona: oferece conforto e
robustez para quem quer ir além quando termina o asfalto |
A XC70 é bastante macia e
talvez mais confortável, mas as oscilações que os amortecedores não
freiam reduzem a precisão no uso vigoroso e passam a impressão de menor
estabilidade. Ambas superam lombadas com facilidade, sendo a sueca menos
sensível a buracos pelo perfil bem mais alto dos pneus (215/65-16 ante
225/55-17).
A combinação de suspensão e pneus mais esportivos deixa a Audi bem
superior em comportamento dinâmico, mal fazendo lembrar suas aptidões
fora-de-estrada. Não fosse pelo cantar dos pneus em uso vigoroso (que
tem relação com o tipo usado, com grandes sulcos para lama e água), que
a Volvo também tem, o motorista poderia pensar estar em um sedã
esportivo destinado apenas ao asfalto. Para qualquer eventualidade, as
duas contam com controle de estabilidade
(ESP), que na alemã pode ser desativado.
É muito improvável que esses carros sejam usados no fora-de-estrada
autêntico — quando muito, servirão ao acesso a sítios mais distantes.
Mesmo assim o BCWS as dirigiu em condições adversas, onde
demonstraram grande eficiência: suspensões com curso adequado, pouca
tendência a raspar o fundo ou os pára-choques em irregularidades,
capacidade de tração mesmo sem aderência adequada em uma ou duas rodas.
Claro que não são jipes, mas vão bem mais longe que um automóvel comum,
sem danos e com grande conforto.
Freios muito eficientes, com sistema antitravamento (ABS), distribuição
eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) e
assistência adicional em emergência,
fazem parte do pacote de ambas, assim como direção leve em manobras
(ainda mais na Audi) e com peso correto em velocidade.
De resto, estão muito bem-equipadas em
segurança ativa: bons retrovisores com o esquerdo
biconvexo, repetidores de luzes de
direção nos pára-lamas, faróis e luz traseira de neblina. Mas os faróis
principais da Allroad, com lâmpadas de
xenônio no facho baixo e refletor de
superfície complexa no alto, são bem superiores aos da XC70, ainda
com refletores e lâmpadas comuns. A Volvo precisa investir mais neste
item, que tem evoluído rápido na concorrência. As duas têm sistema de
limpeza, de alta pressão na alemã e com palheta na sueca.
A XC70 é ainda melhor, por outro lado, em segurança passiva: além das
bolsas infláveis frontais, laterais inferiores e superiores (cortinas),
que a Allroad também traz, vem com sistema de proteção da coluna contra
o "efeito chicote" nos bancos dianteiros (saiba
mais). Encostos de cabeça e cintos de três pontos servem aos cinco
ocupantes nas duas.
Continua
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