


Requintes da Audi: faróis de xenônio, mais eficientes, e botões no
volante para trocas manuais do câmbio automático Tiptronic


A Volvo é mais simples: faróis
com lâmpadas comuns e câmbio com operação
manual apenas com o uso da alavanca |
A Allroad é superior em
desempenho, mas não tanto quanto os 40 cv fariam supor. Na
Simulação de Desempenho obteve vantagem
de 10 km/h na velocidade máxima teórica e de menos de um segundo nas
principais acelerações e retomadas, o que muitos motoristas nem
chegariam a perceber. A XC70 tem como contraponto o menor consumo em
cidade e estrada.
A tração integral que ambas possuem (com sistemas diferentes;
saiba mais sobre técnica) é
especialmente útil sobre neve, gelo ou no
fora-de-estrada, em nosso caso, mas seus efeitos manifestam-se mesmo no
asfalto: o motorista pode acelerar mais nas arrancadas ou em saídas de
curva sem fazer patinar as rodas. Em pisos menos regulares ou molhados,
tanto melhor. Vale lembrar que as versões básicas de origem da A6 e da
V70 vêm ao Brasil apenas com tração dianteira, pouco
adequada a motores dessa potência.
Os dois câmbios admitem mudanças manuais seqüenciais, sistema denominado
Tiptronic na Audi e Geartronic na Volvo, mas há diferenças. Só a Allroad
traz botões no volante (opcionais) para as trocas ascendentes e reduções — dois
iguais, um em cada raio, que se somam à alavanca com a mesma
função. Têm a particularidade de estar sempre ativos: mesmo com a
alavanca seletora em drive, basta usar um dos botões para assumir
o controle das trocas. Segundos após o motorista deixar de usá-los o
sistema retorna ao comando automático, notado pela mudança do indicador
do painel de um número para a letra D.
Além disso, as caixas diferem na operação. A da Volvo é um caso raro em
que o modo manual é absoluto: não ocorre redução de marcha por mais que
se acelere — a da Audi reduz caso o acelerador seja premido a fundo, o
chamado kick-down, o que pode ser melhor em uma emergência.
Sem chegar ao fim de curso do pedal, é possível aplicar a ambas o
método carga. O botão winter (inverno) na XC70 a faz arrancar em
terceira marcha, para maior suavidade.
As peruas são distintas também na suspensão (saiba
mais) e em seus resultados. A Allroad tem um rodar mais firme e
controlado, em ponto que julgamos ideal para sua proposta, incutindo
segurança.
Continua
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