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Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem Rodas e pneus, mais largos e esportivos na Allroad (à esquerda), contam muito sobre a diferença de comportamento entre as peruas: a XC70 é bem mais macia, mas perde em estabilidade Clique para ampliar a imagem
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Requintes da Audi: faróis de xenônio, mais eficientes, e botões no volante para trocas manuais do câmbio automático Tiptronic

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A Volvo é mais simples: faróis
com lâmpadas comuns e câmbio com operação manual apenas com o uso da alavanca

A Allroad é superior em desempenho, mas não tanto quanto os 40 cv fariam supor. Na Simulação de Desempenho obteve vantagem de 10 km/h na velocidade máxima teórica e de menos de um segundo nas principais acelerações e retomadas, o que muitos motoristas nem chegariam a perceber. A XC70 tem como contraponto o menor consumo em cidade e estrada.

A tração integral que ambas possuem (com sistemas diferentes; saiba mais sobre técnica) é especialmente útil sobre neve, gelo ou no fora-de-estrada, em nosso caso, mas seus efeitos manifestam-se mesmo no asfalto: o motorista pode acelerar mais nas arrancadas ou em saídas de curva sem fazer patinar as rodas. Em pisos menos regulares ou molhados, tanto melhor. Vale lembrar que as versões básicas de origem da A6 e da V70 vêm ao Brasil apenas com tração dianteira, pouco adequada a motores dessa potência.

Os dois câmbios admitem mudanças manuais seqüenciais, sistema denominado Tiptronic na Audi e Geartronic na Volvo, mas há diferenças. Só a Allroad traz botões no volante (opcionais) para as trocas ascendentes e reduções — dois iguais, um em cada raio, que se somam à alavanca com a mesma função. Têm a particularidade de estar sempre ativos: mesmo com a alavanca seletora em drive, basta usar um dos botões para assumir o controle das trocas. Segundos após o motorista deixar de usá-los o sistema retorna ao comando automático, notado pela mudança do indicador do painel de um número para a letra D.

Além disso, as caixas diferem na operação. A da Volvo é um caso raro em que o modo manual é absoluto: não ocorre redução de marcha por mais que se acelere — a da Audi reduz caso o acelerador seja premido a fundo, o chamado kick-down, o que pode ser melhor em uma emergência. Sem chegar ao fim de curso do pedal, é possível aplicar a ambas o método carga. O botão winter (inverno) na XC70 a faz arrancar em terceira marcha, para maior suavidade.

As peruas são distintas também na suspensão (saiba mais) e em seus resultados. A Allroad tem um rodar mais firme e controlado, em ponto que julgamos ideal para sua proposta, incutindo segurança. Continua

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