
Retrovisor direito do Golf continua pequeno e o esquerdo deixou de ser
convexo

Bolsas infláveis: quatro vêm de série no GTI, acima, mas há opção de até
oito no Abarth

O apoio de braço traseiro, que só o Stilo possui, inclui porta-objetos e
porta-copos

Porta-óculos no teto do Golf, boa solução para o espaço da alça do
motorista |
A direção do Fiat, com assistência elétrica, transmite sensação de
leveza excessiva em algumas condições; mas oferece a função City, que a
deixa 50% mais leve em velocidades até 36 km/h quando aplicada, muito
confortável no tráfego urbano. Seria melhor, no entanto, que o VW viesse
com pneus mais esportivos: os comportados Michelins "cantam" e perdem
aderência antes do esperado, além de terem código de velocidade muito
baixo (saiba mais).
O rodar dos dois é macio e confortável, indicação de que um esportivo
não precisa ser duro para ser estável. Mas no Golf a combinação de
amortecedores macios com pequeno vão livre sob o motor faz raspar o
protetor de cárter com facilidade nas lombadas, que requerem atenção
especial, desnecessária no Stilo.
O sistema de iluminação dos dois não merece críticas, com faróis com
duplo refletor de superfície complexa,
podendo ser ajustados de bordo, além de luz suplementar de freio, faróis
de neblina (do tipo superelipsoidal no GTI,
excelentes) e luz traseira para o mesmo fim. O Abarth pode vir com
lâmpadas de xenônio, mas foi economizar
nos simples repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, o que é
lamentável.
Por sua vez, o Golf perdeu recentemente o ótimo retrovisor esquerdo
biconvexo e passou a usar um plano, que
reduziu em muito o campo visual. Seu espelho direito continua pequeno
demais, ao contrário do "primo" A3, que em 2001 ganhou um maior, e a
visibilidade traseira é prejudicada pelas colunas muito largas. O
retrovisor interno é fotocrômico em ambos.
Quanto à segurança passiva, o Stilo
impressiona ao poder receber até oito bolsas infláveis: frontais,
laterais inferiores (para proteção ao tórax) à frente e atrás e laterais
superiores (de janela) abrangendo toda a área dos ocupantes. Só que
apenas as frontais são de série, enquanto o Golf traz também as laterais
inferiores dianteiras. Ambos vêm com cintos de três pontos e encostos de
cabeça para todos os passageiros. Continua
|