Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Corsa e Fiesta são bons de curvas; o Palio é o mais confortável, mas perde em precisão; o Clio é macio e comporta-se bem; o Fox é o mais duro sem impressionar em estabilidade
Comentário técnico
> Embora tenha o mérito de aliar pela primeira vez a tecnologia flexível em combustível ao cabeçote de quatro válvulas por cilindro, o motor do Clio Hi-Flex decepcionou na taxa de compressão: apenas 9,7:1, a mesma da versão a gasolina e um tanto baixa para uso de álcool. No oposto está o Fiesta, com um motor idealizado para rodar com o combustível vegetal e a maior taxa do grupo, 12,3:1. Fox (10,8:1), Corsa e Palio (10,5:1) ficam a meio caminho.

> A Renault alega que experimentou taxas mais altas, sem ganhos expressivos em consumo e desempenho. Será mesmo? Elevar a taxa é uma receita de sucesso desde os primórdios da preparação de motores, tendo trazido um ganho de 13 cv para o Fiesta entre a versão antiga a gasolina e a flexível rodando com álcool. No Clio o aumento foi de só 5 cv com o combustível vegetal, mantendo os 110 cv com o mineral. A nosso ver, a liderança do segmento de hatches em potência (só o Polo Sedan 2,0 desenvolve mais, 116 cv) é que deve ter sido considerada suficiente pela marca francesa. Com isso ela evitou os custos de fabricar novos pistões e ainda pôde compartilhar mais peças entre o novo motor e o antigo, que permanece na Scénic (por pouco tempo) e no Mégane argentino.

> Nesta faixa de cilindrada é possível chegar a boas relações r/l. A melhor é a Clio (0,273), seguido pela do Fiesta (0,293), ambas dentro

do limite convencionado como aceitável, 0,3. Pouco atrás vem o Fox (0,314), enquanto o motor GM compartilhado por Palio e Corsa leva a taça de pior r/l conhecida entre os carros nacionais: 0,339, o bastante para gerar acentuada aspereza de funcionamento em médias e altas rotações.

> A receita de suspensão mais usada no Brasil — McPherson à frente, eixo de torção atrás — é absoluta também nesta categoria (saiba mais sobre cada tipo).

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade