Esportivos da nova geração Com
motores mais homogêneos, mas de grande |
|
A chegada do Ka XR, mais potente versão de série do carrinho da Ford no mundo, traz nova indecisão aos jovens
-- alguns só de espírito -- que procuram um modelo pequeno ágil, potente e com certa esportividade. Com o abandono do segmento pela General Motors e a Fiat, resta ao Gol 16V Turbo fazer resistência ao Ka, opondo 112 cv aos 95 do modelo da Ford. |
|
|
A novidade: extensamente revisto, o Ka recebeu o motor Zetec Rocam de 1,6 litro e 95 cv, que o deixou delicioso de dirigir esportivamente |
Um concebido na Europa e lançado em 1996 (Ka), outro projetado no Brasil e introduzido em 1994,
com reestilização após cinco anos (Gol), são ambos bem conhecidos do mercado. O Ford é indiscutivelmente mais ousado e moderno, com curvas e arestas em contraste, no que a marca denomina
new edge design. O VW tem o mérito de, seguindo um estilo mais convencional, evitar a rejeição que muitos
têm ao Ka. |
O conhecido: no mercado desde 1994, a atual geração do Gol não traz inovações, mas o motor 1,0 turbo é o melhor que a VW já fez -- talvez em toda sua história no Brasil |
O Gol é um carro de cinco lugares, um a mais que o Ka, o que já começa a fazer diferença. Mesmo com quatro pessoas o VW é mais amplo e arejado, além de oferecer cinco portas como opção e bancos de formato esportivo. O acabamento tem um toque jovial em ambos, sem ser
luxuoso. No XR permanece a -- estranha para muitos -- exposição da chapa da carroceria em parte das portas e nas colunas centrais e
traseiras, além de faltarem itens convenientes como ajuste elétrico dos
retrovisores e travamento das portas a distância. |
Interior
mais espaçoso e tradicional no Gol (esquerda), enquanto o do Ka é
mais ousado |
O motor Turbo da VW é um concentrado de tecnologia, passando pelo turbocompressor, quatro válvulas por cilindro, resfriador de ar
(intercooler) e chegando ao variador de fase do comando de válvulas, pioneiro em um 1,0 nacional. O
aspirado do Ka, de apenas duas válvulas por cilindro, apóia-se na cilindrada 60% maior e no
acionamento de válvulas roletado para garantir ótima relação peso-torque.
Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações. |