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Esportivos da nova geração

Com motores mais homogêneos, mas de grande
desempenho, Ka XR e Gol Turbo fazem uma boa briga

Ford Ka XR Volkswagen Gol 16V Turbo
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A chegada do Ka XR, mais potente versão de série do carrinho da Ford no mundo, traz nova indecisão aos jovens -- alguns só de espírito -- que procuram um modelo pequeno ágil, potente e com certa esportividade. Com o abandono do segmento pela General Motors e a Fiat, resta ao Gol 16V Turbo fazer resistência ao Ka, opondo 112 cv aos 95 do modelo da Ford.

O XR básico custa R$ 22.530; o Turbo, R$ 24.898 com cinco portas (R$ 23.928 o três-portas). Ambos vêm de série com direção assistida, rodas de alumínio de 14 pol e imobilizador; e o Gol traz ainda faróis de neblina e ajuste de altura do banco do motorista. Itens muito desejados hoje, como ar-condicionado e controles elétricos de vidros e travas, são opcionais nos dois, assim como bolsas infláveis. Só o VW pode vir com freios antitravamento (ABS), rádio/toca-CDs, controle elétrico dos retrovisores e alarme acionado a distância.

Concepção e estilo
A novidade: extensamente revisto, o Ka recebeu o motor Zetec Rocam de 1,6 litro e 95 cv, que o deixou delicioso de dirigir esportivamente

Um concebido na Europa e lançado em 1996 (Ka), outro projetado no Brasil e introduzido em 1994, com reestilização após cinco anos (Gol), são ambos bem conhecidos do mercado. O Ford é indiscutivelmente mais ousado e moderno, com curvas e arestas em contraste, no que a marca denomina new edge design. O VW tem o mérito de, seguindo um estilo mais convencional, evitar a rejeição que muitos têm ao Ka.

Estas versões esportivas são identificadas por spoiler traseiro, rodas exclusivas e outros detalhes. No Ka, saias laterais e tomadas de ar no pára-choque dianteiro; no Gol, faróis de máscara negra. Ambos, aliás, oferecem ótimos faróis de duplo refletor e superfície complexa, mas só o Ford tem repetidores laterais das luzes de direção, e o VW, faróis de neblina.

O conhecido: no mercado desde 1994, a atual geração do Gol não traz inovações, mas o motor 1,0 turbo é o melhor que a VW já fez -- talvez em toda sua história no Brasil
Conforto e conveniência

O Gol é um carro de cinco lugares, um a mais que o Ka, o que já começa a fazer diferença. Mesmo com quatro pessoas o VW é mais amplo e arejado, além de oferecer cinco portas como opção e bancos de formato esportivo. O acabamento tem um toque jovial em ambos, sem ser luxuoso. No XR permanece a -- estranha para muitos -- exposição da chapa da carroceria em parte das portas e nas colunas centrais e traseiras, além de faltarem itens convenientes como ajuste elétrico dos retrovisores e travamento das portas a distância.

Os dois têm conta-giros e relógio, mas falta termômetro do motor ao compacto painel do Ka. Este é bem ousado nas formas internas, impondo nova escolha entre arrojados e conservadores. Só o Gol dispõe de ajuste de altura do assento (não há do volante em ambos) e controles elétricos de vidros com temporizador e função um-toque para subir e descer, mas seu banco fica mais à esquerda em relação a pedais e volante, prejudicando o conforto. Enfim, o porta-malas do VW é cerca de 100 litros maior.

Interior mais espaçoso e tradicional no Gol (esquerda), enquanto o do Ka é mais ousado
mas tem apenas quatro lugares. À direita, o painel com pequeno conta-giros do XR

Mecânica, comportamento e segurança

O motor Turbo da VW é um concentrado de tecnologia, passando pelo turbocompressor, quatro válvulas por cilindro, resfriador de ar (intercooler) e chegando ao variador de fase do comando de válvulas, pioneiro em um 1,0 nacional. O aspirado do Ka, de apenas duas válvulas por cilindro, apóia-se na cilindrada 60% maior e no acionamento de válvulas roletado para garantir ótima relação peso-torque. Continua

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