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Comparativo

O Gol anda mais em termos absolutos (veja números) e surpreende pela disposição em baixos regimes, mas o Ka não fica atrás na resposta inicial, lembrando até motores de 2,0 litros. O que mais agrada em ambos é que se pode andar rápido ou de modo tranqüilo com a mesma satisfação, ao contrário de esportivos do passado -- Corsa GSi, Uno Turbo -- que só "acordavam" a partir de médias rotações.

Bem temperado por fora, nem tanto por dentro, o XR combina desempenho e estabilidade para suceder com honra o Escort XR3 de tanto sucesso anos atrás

A VW bem poderia alongar a transmissão do Gol, muito curta em vista do ótimo torque disponível. Ainda assim o Turbo é silencioso (ao contrário do Ka, cujo ronco grave entusiasma o motorista, mas tende a cansar em viagens) e consome pouco: equivale-se ao Ka na cidade e supera-o por quase 2 km/l na estrada, segundo os fabricantes. É claro que, explorando os cavalos, a economia vai para o espaço.

O conjunto de freios, suspensão e pneus de ambos está muito bem ajustado, com o XR rodando um pouco mais firme, sem incomodar, e impressionando pela agilidade e precisão em curvas. A Ford deveria oferecer freios ABS em seus modelos, mas o comando de câmbio do Ka é muito bom -- talvez melhor que o do Gol -- e inclui marcha a ré direta, sem travas dispensáveis como no VW.

Desempenho e economia em estrada são superiores no Gol Turbo. Menor nível de ruído, maior porta-malas e opção de cinco portas aumentam aceitação pelos menos jovens
Custo-benefício

Partindo de bases e conceitos mecânicos bem distintos, VW e Ford -- que já foram sócias na Autolatina -- chegaram ao mesmo consumidor com esses carros pequenos de grande desempenho e apelo esportivo. O XR é mais radical nessa proposta e tende a sofrer rejeição dos mais conservadores, enquanto o Turbo pode cativar o jovem sem desagradar a seus pais... inclusive pelo maior espaço interno, porta-malas e opção de cinco portas.

Os preços e o equipamento de série são próximos, e a diferença de desempenho a favor do Gol não é muito grande. Assim, a escolha deve recair nos pontos citados acima ou no gosto pessoal de cada um. Qualquer que seja a opção, difícil é querer sair de dentro dessas pequenas feras.

Ficha técnica básica
 _ Ka XR Gol Turbo
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote com variador de fase, 4
Cilindrada 1.598 cm3 999 cm3
Potência máxima 95 cv a 5.500 rpm 112 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 14,2 m.kgf a 3.000 rpm 15,8 m.kgf a 2.000 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor /
antitravamento (opcional no Gol)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 185/60 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 3,624 m 3,883 m
Entreeixos 2,446 m 2,468 m
Porta-malas 186 l 285 l
Peso 930 kg 1.016 kg
Desempenho e consumo
 _ Ka XR Gol Turbo
Velocidade máxima 186 km/h 192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8 s 9,6 s
Consumo em cidade 11,4 km/l 11,5 km/l
Consumo em estrada 14,6 km/l 16,5 km/l
Preços
 _ Ka XR Gol Turbo
Preço básico R$ 22.530 R$ 24.898
Preço máximo R$ 26.550 R$ 32.429
Mais informações
Dados fornecidos pelos fabricantes; preços vigentes em 23/4/01

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