O comando de câmbio do Polo é um primor de suavidade e precisão -- a marca não mente ao dizer que é o melhor que já produziu --,
deixando para trás o do Corsa, que está longe de ser ruim. Mas a GM acertou totalmente na escolha de relações abertas e longas, do tipo
4+E, para esse motor cheio de torque. Já a VW optou por um câmbio
curto em excesso, que realmente incomoda pelo nível de ruído em estrada e pela rapidez com que cada marcha precisa ser trocada
-- a ponto de ser possível sair em segunda e passar à quarta sem
problemas. |
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A suspensão do Corsa está
muito bem calibrada, conciliando conforto e estabilidade em boa
medida; as rodas são de 14 pol |
Já foi pior, é verdade:
nos primeiros três ou quatro meses de produção, o Polo tinha a quarta e a quinta marcha ainda mais curtas do que no Sedan agora avaliado. Além disso, os pneus 195/55-15 deste representam ligeiro aumento de perímetro
(2,7%) sobre os 185/60-14 do
hatch que avaliamos em 2002, o que ajuda a alongar a relação final. Mesmo somando
quase 8% de alongamento na quinta, o câmbio permanece errado e incômodo. Não é à toa que os primeiros proprietários do carro lamentam tanto essa decisão da marca
(saiba mais). |
Mesmo com
pneus 195/55-15, o Polo não é expoente em comportamento dinâmico.
Perde também em conforto de rodagem, mas o Sedan está melhor na
passagem por lombadas |
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Também neste campo o Polo Sedan avaliado indica evolução se comparado ao hatch do ano passado: a adoção de
batente hidráulico nos amortecedores dianteiros, sugerida pelo
BCWS no comparativo daquele modelo, deixou-o mais silencioso e com maior sensação de robustez ao passar mais rápido por lombadas. O novo Corsa já nasceu muito acertado nesse aspecto. |
Os motores: mais força no Corsa (à esquerda), funcionamento menos áspero no Polo O sistema de iluminação é semelhante: faróis de
duplo refletor de superfície
complexa, opção de faróis de neblina e luz traseira de mesmo fim, terceira luz de freio. Vantagens do Polo são os repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, que a GM lamentavelmente dispensou no Corsa brasileiro (aqui não há mudanças repentinas de direção no trânsito, como na Europa?), e o retrovisor esquerdo
biconvexo, de campo visual bem maior que o plano do
oponente. Continua |
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