Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Quanto à segurança passiva, os dois têm encostos de cabeça e cintos de três pontos para quatro dos ocupantes e podem receber bolsas infláveis frontais como opcional. O Corsa adiciona o cinto de três pontos central traseiro, e o Polo, o encosto de cabeça para o mesmo passageiro, ambos cobrados à parte. Continua 

Detalhes: no Polo (fotos superiores), as eficientes dobradiças pantográficas do
porta-malas e o porta-objetos do topo do painel, agora com tampa; no
Corsa, o botão para abertura do porta-malas e o local para óculos no teto
Comentário técnico
> O motor do Polo, que nada tem a ver com o 1,6 lançado em 1998 no Golf (aquele usava bloco de alumínio e coletor de admissão de geometria variável, recursos abandonados no atual), adota acionamento de válvulas por alavanca roletada, que reduz o atrito no sistema e melhora o rendimento. Vem também com acelerador eletrônico, não utilizado no concorrente.

> Por sua vez o motor 1,8 do Corsa, como temos informado, representa aumento de cilindrada (diâmetro e curso dos pistões) sobre o 1,6 da geração anterior, sem que as bielas tenham aumentado. Isso leva a uma relação r/l de 0,339, a mais desfavorável entre as conhecidas do mercado nacional, o que explica a aspereza e as vibrações em média e alta rotação mencionadas no texto.
A do Polo, 0,314, não é das melhores mas já está em patamar mais razoável.

> Pouco antes de apresentar o Polo Sedan, a VW passou a utilizar relações de quarta e quinta marcha mais longas também no hatch. A quinta passou de 0,81 para 0,77, alongamento de 5%. Não há dúvida que o câmbio anterior estava errado, mas o atual ainda não está certo: à velocidade máxima de 185 km/h o Sedan estará a 5.800 rpm, um excesso de 300 rpm sobre o regime de potência máxima (5.500). No Corsa é o contrário: a máxima chega 300 rpm abaixo do pico de potência, o que traz conforto no tráfego rodoviário. No VW permanece o inconveniente das marchas inferiores curtas demais, em que a primeira pode ser dispensada em quase todas as saídas. Um completo reescalonamento seria bem-vindo.

Avaliações - Página principal - e-mail

Fotos do Corsa nesta página: divulgação

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados