Best Cars Web Site
Comparativo
Mecânica, comportamento e segurança

Ao sair na frente com um 1.000 dotado de turbo, intercooler, 16 válvulas, variador de fase e 112 cv -- mais potente que os 1.600 da concorrência --, a Volkswagen conseguiu liderança em desempenho e não ficou atrás em torque em baixos regimes, além de pagar menos IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Atrás do Gol vêm os saudáveis Palio 16V de 106 cv, Clio 16V de 102 cv e Fiesta de 95 cv, este com muito torque. Os dois últimos adotam roletes nos acionamentos de válvulas (saiba mais).

Todos trazem conta-giros, mas o painel do Palio (direita) supera o do Corsa em aparência

O Corsa de 92 cv e o 206 de 90 cv ficam para trás, embora não sejam ruins -- a Peugeot divulga uma velocidade máxima e a GM uma aceleração difíceis de acreditar... Em consumo, ganha o Fiesta na cidade e o Peugeot (com o Corsa muito perto) em estrada (confira os números).

O comando de câmbio do Clio é menos preciso, sendo a ré do Fiesta e 206 isenta de anéis-trava. Já o Peugeot lidera em estabilidade, com exclusivo eixo traseiro autodirecional e bons pneus -- mas não passa bem por lombadas, território onde o Clio é que merece elogios. O Corsa poderia absorver melhor as irregularidades.

Bons volantes no Fiesta (esquerda), que não tem sistema de áudio, e no Gol

Cintos de três pontos para quatro dos passageiros equipam os seis, mas no Gol faltam encostos de cabeça traseiros, falha imperdoável. Só no 206 não se podem ter faróis de neblina, mas a luz traseira de mesmo fim foi prevista nele e no Clio. Detalhes positivos do Palio e Peugeot são o retrovisor esquerdo biconvexo e o comando para o usuário desativar a bolsa inflável do passageiro.

Custo-benefício

Em relação ao comparativo anterior, Gol, Palio e Clio evoluíram em mecânica e o Fiat também em aparência e conforto, enfrentando melhor o recente 206 e o eficiente Fiesta. O Peugeot e o Corsa carecem de opções mais potentes, e GM e Ford estão defasados em estilo.

Controles de áudio junto ao volante no Clio (esquerda), painel bem desenhado no 206

A relação custo-benefício do Palio, Fiesta e Gol é das mais interessantes, ficando o Corsa em um segmento mais acessível (com base no preço estimado da nova versão Super). O Clio tem um bom conjunto a preço superior, embora exista a versão RN de mesma mecânica, e o 206 poderia oferecer mais em potência e conforto por seu preço.

Ficha técnica básica

  206 Clio Corsa Fiesta Gol Palio
MOTOR
Posição transversal transversal transversal transversal longitudinal transversal
Comandos / válv. por cilindro 1 / 2 2 / 4 1 / 2 1 / 2 1, variador de fase / 4 2 / 4
Cilindrada 1.587 cm3 1.598 cm3 1.598 cm3 1.598 cm3 999 cm3 1.580 cm3
Potência máxima 90 cv a 5.600 rpm 102 cv a 5.750 rpm 92 cv a 5.600 rpm 95 cv a 5.500 rpm 112 cv a 5.500 rpm 106 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 14 m.kgf/ 3.000 rpm 15,2 m.kgf/ 4.250 rpm 13 m.kgf/ 2.600 rpm 14,2 m.kgf/ 2.250 rpm 15,8 m.kgf/ 2.000 rpm 15,4 m.kgf/ 4.500 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor a disco / a tambor
Antitravamento não não opcional não opcional opcional
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional no Corsa e no Fiesta)
RODAS
Pneus 175/65 R 14 H 175/65 R 14 T 175/70 R 13 T 175/65 R 14 H 185/60 R 14 H 175/65 R 14 T
DIMENSÕES
Comprimento 3,835 m 3,773 m 3,729 m 3,823 m 3,883 3,763 m
Entre-eixos 2,442 m 2,472 m 2,443 m 2,446 m 2,468 m 2,373 m
Porta-malas 245 l 255 l 280 l 250 l 285 l 280 l
Peso 1.025 kg 1.015 kg 977 kg 1.006 kg 1.016 kg 1.005 kg
Desempenho e consumo
  206 Clio Corsa Fiesta Gol Palio
Veloc. máxima 185 km/h 180 km/h 177 km/h 178 km/h 192 km/h 188 km/h
Acel. 0 a 100 km/h 11,7 s 9,7 s 9,9 s 10,9 s 9,6 s 9,5 s
Consumo em cidade 10,6 km/l 11,3 km/l 12,4 km/l 12,7 km/l 11,5 km/l 11,6 km/l
Consumo em estrada 17,9 km/l 16,1 km/l 17,8 km/l 17,2 km/l 16,5 km/l 16,2 km/l
Preços
  206 Clio Corsa Fiesta Gol Palio
Preço básico R$ 24.230 R$ 27.600 R$ 22.500* R$ 21.260 R$ 24.898 R$ 23.230
Preço máximo ND R$ 28.120 ND R$ 27.091 R$ 32.429 R$ 32.192
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 28/12/00. ND = não divulgado.
* Preço estimado, pois a GM ainda não divulgou o oficial.

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.