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Comparativo

A escolha entre seis pequenos

Com motores de 90 a 112 cv e preços na faixa dos R$ 25
mil, buscam o comprador que saiu dos 1.000 aspirados

Chevrolet Corsa Super Fiat Palio ELX 16V
Ford Fiesta GLX Peugeot 206 Soleil
Renault Clio RT 16V Volkswagen Gol 16V Turbo
Texto e fotos: Fabrício Samahá

No início do ano, por ocasião da avaliação completa do Clio, o Best Cars Web Site comparou os seis hatchbacks pequenos de 1,6 litro mais significativos do mercado nacional (leia). Desde então, algumas coisas mudaram: o Palio foi remodelado e perdeu o motor de oito válvulas, o Gol 1,6 deu lugar ao eficiente Turbo de 1 litro, o Corsa GLS desapareceu e o próprio Clio ganhou motor 16V. Com a alteração do Gol, estes não mais podem ser chamados de pequenos 1,6 -- mas continuam um segmento muito relevante, sendo a opção natural de quem saiu dos 1-litro aspirados.

O Corsa Super está envelhecendo por fora e por dentro; com o Palio ELX
ocorre o contrário, sendo ainda um dos mais rápidos com o motor 1,6 16V

Por isso reunimos novamente os seis modelos em um comparativo compacto, com preços entre R$ 21.260 (Fiesta) e R$ 27.600 (Clio) sem opcionais. O Clio é o único com ar-condicionado, duas bolsas infláveis e toca-CD de série; a direção assistida é cobrada à parte apenas no Corsa e no Fiesta; enquanto controles elétricos de vidros são opcionais em todos. Corsa, 206, Palio e Gol oferecem alarme, e os dois últimos, freios antitravamento (ABS) como opcionais. Apenas Clio e Gol vêm com rodas de alumínio de 14 pol de série.

Concepção e estilo

Clio e 206 são os projetos mais recentes, com cerca de dois anos de Europa. O Corsa tem sete anos e o Fiesta onze (embora reestilizado duas vezes), enquanto Gol e Palio, de concepção nacional, têm seis e quatro anos, nesta ordem.

Motores eficientes no Fiesta GLX e no Gol Turbo, este surpreendendo em potência
e torque; ambos mostram o peso dos anos apesar da frente modernizada

Com uma reestilização mais ampla que as do Gol e Fiesta, o Palio rejuvenesceu, mas há quem conteste a combinação das laterais antigas com as novas frente e traseira. O 206 continua agradável e com forte identidade, sendo seu desenho um ponto alto. Os outros quatro, embora diferentes em idade, têm seus adeptos mas ficam atrás do Fiat e do Peugeot, sendo críticas a região central da carroceria do Fiesta e a ausência de modificações abrangentes no Corsa brasileiro desde 1994.

Conforto e conveniência

O ambiente interno é agradável nos seis, mas o Corsa revela defasagem em desenho e o 206 Soleil tem o acabamento mais simples. Ponto positivo para os bancos esportivos do Gol, painel recuado diante do passageiro no Fiesta, indicador de revisões no 206 e a estética renovada do Palio. Ford, Fiat e Renault conseguiram a melhor posição de dirigir, embora sem ajuste de altura do banco (que só existe no Gol e Corsa, ambos com volante e pedais descentralizados); no Peugeot o assento baixo fica muito próximo dos pedais.

Clio RT ganhou em desempenho com as 16 válvulas, mas perde em estilo para o
206 Soleil, que fica atrás em acabamento e adequação da suspensão a nossos pisos

Todos vêm com conta-giros, mas falta toca-CD ao 206 e qualquer sistema de áudio ao Fiesta -- apenas no Clio há comando satélite junto ao volante. Fiesta e Corsa ficam devendo travamento das portas a distância e apenas GM e VW instalaram temporizador dos controles elétricos de vidros; estes ficam em posição muito ruim no Clio, que também desagrada pela falta de porta-objetos.

Quanto a espaço, existe certo equilíbrio, mas o Palio sai em pequena vantagem. No banco traseiro, o Fiesta é mais apertado para as pernas e o Clio para a cabeça, em função de teto baixo. Os porta-malas são próximos em capacidade e diversos em montagem do estepe -- externa do Fiesta e 206, que poucos apreciam.
Continua

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