A escolha entre seis pequenos Com
motores de 90 a 112 cv e preços na faixa dos R$ 25 |
|
No início do ano, por ocasião da avaliação completa do Clio, o Best Cars Web Site comparou os seis hatchbacks pequenos de 1,6 litro mais significativos do mercado nacional (leia). Desde então, algumas coisas mudaram: o Palio foi remodelado e perdeu o motor de oito válvulas, o Gol 1,6 deu lugar ao eficiente Turbo de 1 litro, o Corsa GLS desapareceu e o próprio Clio ganhou motor 16V. Com a alteração do Gol, estes não mais podem ser chamados de pequenos 1,6 -- mas continuam um segmento muito relevante, sendo a opção natural de quem saiu dos 1-litro aspirados. |
![]() |
![]() |
O
Corsa Super está envelhecendo por fora e por dentro; com
o Palio ELX Por isso reunimos novamente os seis modelos em um comparativo compacto, com preços entre R$ 21.260 (Fiesta) e R$ 27.600 (Clio) sem opcionais. O Clio é o único com ar-condicionado, duas bolsas infláveis e toca-CD de série; a direção assistida é cobrada à parte apenas no Corsa e no Fiesta; enquanto controles elétricos de vidros são opcionais em todos. Corsa, 206, Palio e Gol oferecem alarme, e os dois últimos, freios antitravamento (ABS) como opcionais. Apenas Clio e Gol vêm com rodas de alumínio de 14 pol de série. |
Clio e 206 são os projetos mais recentes, com cerca de dois anos de Europa. O Corsa tem sete anos e o Fiesta onze (embora reestilizado duas vezes), enquanto Gol e Palio, de concepção nacional, têm seis e quatro anos, nesta ordem. |
![]() |
![]() |
Motores
eficientes no Fiesta GLX e no Gol Turbo, este
surpreendendo em potência Com uma reestilização mais ampla que as do Gol e Fiesta, o Palio rejuvenesceu, mas há quem conteste a combinação das laterais antigas com as novas frente e traseira. O 206 continua agradável e com forte identidade, sendo seu desenho um ponto alto. Os outros quatro, embora diferentes em idade, têm seus adeptos mas ficam atrás do Fiat e do Peugeot, sendo críticas a região central da carroceria do Fiesta e a ausência de modificações abrangentes no Corsa brasileiro desde 1994. |
O ambiente interno é agradável nos seis, mas o Corsa revela defasagem em desenho e o 206 Soleil tem o acabamento mais simples. Ponto positivo para os bancos esportivos do Gol, painel recuado diante do passageiro no Fiesta, indicador de revisões no 206 e a estética renovada do Palio. Ford, Fiat e Renault conseguiram a melhor posição de dirigir, embora sem ajuste de altura do banco (que só existe no Gol e Corsa, ambos com volante e pedais descentralizados); no Peugeot o assento baixo fica muito próximo dos pedais. |
![]() |
![]() |
Clio
RT ganhou em desempenho com as 16 válvulas, mas perde em
estilo para o Todos vêm
com conta-giros, mas falta toca-CD ao 206 e qualquer
sistema de áudio ao Fiesta -- apenas no Clio há comando
satélite junto ao volante. Fiesta e Corsa ficam devendo
travamento das portas a distância e apenas GM e VW
instalaram temporizador dos controles elétricos de vidros;
estes ficam em posição muito ruim no Clio, que também
desagrada pela falta de porta-objetos. |
Avaliações - Página principal - e-mail © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |
O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações. |