O primeiro desafio à Meriva Nova minivan da GM
enfrenta, pela primeira vez na |
|
Consideradas por muitos os carros familiares do futuro (embora haja quem não troque as peruas por
elas), as minivans ganham mercado e se diversificam. A Renault trouxe-nos o conceito, em 1999, enquanto a General Motors é a primeira a oferecer duas opções no porte considerado compacto.
"Minivan compacta" pode parecer redundante, mas é a conseqüência de se ter adotado
há tempos o termo míni para modelos grandes para nossos padrões, como Chrysler Grand Caravan e similares. |
À venda no Brasil seis
meses antes da Europa, a Meriva agrada no estilo, lembrando o novo
Corsa e a Zafira. O entreeixos de 2,63 metros, bem amplo para seu
comprimento, supera em 5 cm o da Scénic |
Preço: eis um elemento que convida à Meriva, oferecida a R$
28.210 na versão de oito válvulas sem opcionais. Só que não é assim que a maioria deverá comprá-la, mas recheada de itens de conforto que a levam a R$
37.935, sem incluir bolsas infláveis, freios com sistema antitravamento (ABS) ou volante regulável em altura, opções que chegam só no fim do ano. |
Concepção
e estilo
A origem da Scénic é conhecida: apresentada no Salão de Paris de 1996, nasceu da plataforma do Mégane, conservando seu entreeixos de 2,58 metros e o comprimento
do hatch. No Brasil foi lançada em março de 1999, inaugurando a produção em São José dos Pinhais, PR. A receita habitual de uma minivan -- teto elevado, motorista e passageiros em posição mais
alta e ereta -- garantiu bom espaço interno, mas impôs restrições como um volante mais horizontal e um estilo que até hoje não agrada a todos. |
A Meriva surge da mesma receita, mas com uma diferença: a plataforma utilizada é a de um carro pequeno (não um médio-pequeno como o Mégane), com 2,49 metros entre eixos, que foi ampliada para 2,63 metros. O resultado surpreende pelos
balanços extremamente reduzidos, que reforçam o ar arrojado da minivan. Desenvolvida em parceria entre a GM daqui e a européia, os brasileiros são os primeiros a poder comprá-la: as versões da Opel alemã e da Vauxhall inglesa,
produzidas na Espanha, serão mostradas no Salão de Paris, dia 28/9, e chegam
ao mercado somente no início de 2003. Continua |
Avaliações - Página principal - e-mail
Data de publicação deste artigo: 10/9/02
© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados