Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Duelo do Oriente

Clique para ampliar a imagem

Na segunda geração nacional, Civic e Corolla mostram
por que os japoneses vêm conquistando brasileiros

Honda Civic EX 1,7 16V Toyota Corolla XEi 1,8 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Já se vão 30 anos desde que a Honda lançou um concorrente -- o Civic -- para o Toyota Corolla, à época carros pequenos com motor de baixa cilindrada. Uma década atrás eles chegaram ao mercado brasileiro, importados, e conquistaram muitos por sua qualidade de fabricação, confiabilidade e relativo conforto, levando ambos os fabricantes a produzi-los localmente, em unidades quase vizinhas, a Honda em Sumaré e a Toyota em Indaiatuba, SP.

Agora, com o lançamento do novo Corolla, aquece novamente a disputa entre os velhos adversários, que se havia desequilibrado com a renovação do Civic há dois anos. Em porte, potência e preço -- os "três P" que justificam um comparativo --, os dois nipônicos nacionalizados estão próximos, disputando o mesmo segmento. A Honda, líder entre os sedãs médios até há pouco, acaba de ser destronada exatamente pela Toyota. Portanto, nada mais natural que os colocar frente a frente, com a riqueza de detalhes que só o leitor do BCWS encontra.

Clique para ampliar a imagem A nova geração do Corolla representa grande evolução em estilo e espaço interno. Das três versões, duas têm motor 1,8, e a XEi é a mais parecida ao Civic EX em preço, equipamentos de série e opcionais

O Civic é vendido em versões LX (115 cv) e EX (130 cv), ambas de 1,7 litro e com opção entre câmbio manual e automático. O Corolla vem em acabamentos XLi (1,6 litro, 110 cv), XEi e SE-G (1,8 litro, 136 cv), sendo a transmissão automática disponível para todos, de série no SE-G. Para similaridade de preços e equipamentos, o XEi da Toyota deveria enfrentar o LX da Honda, mas o Civic EX é seu concorrente direto em potência, tendo sido o escolhido para o confronto -- ambos com câmbio automático, que tem a preferência do comprador nesses modelos.

Concepção e estilo   O novo Corolla, nona geração desde 1966, foi lançado em 2001 nos mercados internacionais. O modelo brasileiro corresponde ao americano e ao de países como a Tailândia, adotando linhas mais sóbrias que os de mercados europeus e japonês (saiba mais). Em relação ao antigo, lançado aqui em 1998, houve aumento substancial de comprimento, distância entre eixos (14 cm) e altura (7,5 cm).

Reformulado há dois anos, o Civic agrada no estilo e no conjunto. A versão EX tem comando variável no motor de 1,7 litro e bom padrão de equipamentos, embora faltem itens de luxo
Clique para ampliar a imagem

O Civic está na sétima geração, lançada em 2000 aqui e lá fora. Desta vez a Honda preparou um só modelo para todos os mercados, embora muitos deles -- não o brasileiro -- disponham dos hatchbacks de três e cinco portas, com carroceria bem distinta (essa opção existe para o Corolla europeu, mas com a mesma frente do três-volumes vendido lá).

Ambos têm o estilo tradicional japonês, com formas suaves e harmoniosas, sem grande personalidade mas capazes de agradar à maioria. Nenhum é exemplo de inspiração ou ousadia, mas o Toyota mostra-se um pouco mais moderno, com destaque para o bom efeito das lanternas traseiras (com elementos circulares sobrepostos) e o vinco do capô que forma uma ondulação nos faróis.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 17/9/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados