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Comparativo Completo
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Equilíbrio: ao final da análise, as notas apontam o mesmo total para ambos os
modelos. Mas o Corolla oferece nível de equipamentos próximo por preço inferior

Custo-benefício   Os japoneses naturalizados brasileiros mantiveram grande equilíbrio durante toda a comparação. Onde eles se distinguem é na relação custo-benefício. Ocorre que o Corolla XEi, devendo basicamente dois recursos que o Civic EX traz de série (freios ABS e controle de velocidade), custa R$ 7.600 a menos nas versões avaliadas, diferença expressiva.

Pelo preço do Corolla XEi, aqueles que preferirem o Civic terão de se contentar com a versão LX, de 115 cv, que não traz aqueles itens e custa quase o mesmo que o Toyota: R$ 39,9 mil. Por outro lado, o Corolla pode ser adquirido na versão de topo SE-G (com bancos de couro, ar-condicionado automático e toca-CD de seis discos, além do ABS e do controle de velocidade) por R$ 49,8 mil, não muito mais que o Civic EX.

Portanto, o preço decide o duelo dos orientais. Por quanto tempo não se sabe, já que a Honda perdeu há pouco a liderança do segmento para a Toyota. Uma redução de preço e alguns acertos no automóvel podem resgatar grande competitividade ao Civic. É esperar para ver.
Continua

Nossas notas
  Civic Corolla
Estilo 4 4
Acabamento 4 4
Posição de dirigir 4 3
Instrumentos 3 3
Itens de conveniência 4 4
Espaço interno 4 4
Porta-malas 4 4
Motor 4 4
Desempenho 4 4
Consumo - -
Câmbio 4 4
Freios 4 3
Suspensão 3 4
Estabilidade 4 4
Segurança passiva 3 3
Custo-benefício 3 4
Posição 1°. 1°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor
Obs.: não foi atribuída nota ao consumo pela falta de dados dos fabricantes
Teste do Leitor
Civic Corolla
Opinião dos proprietários Opinião dos proprietários
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Obs.: até o fechamento desta edição não havia opiniões sobre o novo Corolla
Comentário técnico
> Novidade no Corolla e já bem conhecido no Civic EX, o comando de válvulas variável atua em duas ou mais configurações (diagramas). No caso do VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle eletrônico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas variáveis) da Honda, cada par de válvulas possui três ressaltos: dois iguais nas extremidades e um diferente no meio.

Em rotações baixas e médias, apenas os ressaltos externos, "mansos", acionam as válvulas. Atingido um regime predeterminado, a pressão do óleo do motor, comandada eletronicamente, coloca em funcionamento o ressalto "bravo" central. O motor assume
então um novo diagrama de comando, com maior abertura e levantamento, que melhora seu desempenho em alta rotação e a potência máxima. O VVTi (Variable Valve Timing with Intelligence, tempos de distribuição variáveis com inteligência) da Toyota tem princípio semelhante, mas atua apenas no tempo de distribuição, não no levantamento das válvulas.

> O Civic tem suspensão traseira independente com braços sobrepostos, enquanto o Corolla recorre ao tradicional eixo de torção, simples e relativamente eficiente. A dianteira é McPherson nos dois, já que a Honda teve de abandonar -- por falta de espaço sob o capô -- os braços sobrepostos nessa suspensão do Civic atual.

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