Outras carências: em ambos a luz interna não é acionada com a abertura da porta do passageiro, no Celta falta o espelho no pára-sol direito e o Palio perde a lente biconvexa do retrovisor esquerdo, que equipa as outras versões. Mesmo com travamento central, é preciso abrir a terceira porta dos dois com chave. Um bom detalhe em ambos é a trava das portas integrada à maçaneta, portanto sem pinos. |
Apoio lombar em excesso no Palio, que expõe a chapa da carroceria em parte das portas e nas colunas centrais e traseiras, dando a impressão de carro inacabado na linha de produção |
O Celta pode vir com faixa degradê no pára-brisa e controles elétricos de vidros com temporizador, que faltam ao Palio, mas neste os comandos das janelas ficam nas portas, mais cômodos que no console. O porta-malas do Fiat é pouco maior e, como o do GM, deixa à mostra chapas e soldas da carroceria. Pelo menos eles vêm com estepe... |
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Quem já teve um carro 1.000 tem grande chance de ter acelerado um destes motores. O do Celta é, com mínimas alterações, o mesmo do Corsa Wind desde 1996, que por sua vez é o do modelo 1994 acrescido de injeção multiponto. O do Young, apesar da renovação mecânica das versões EX e ELX, permanece o conhecido motor do Palio e do Mille (neste com injeção monoponto e 4 cv a menos), evolução do 1.050 lançado em 1976 no Fiat 147. |
Com menor peso que o Corsa, o Celta ganhou agilidade: faz de 0 a 100 km/h em 15,5 s, um dos mais rápidos 1.000 de oito válvulas do mercado |
Se são unidades conhecidas, inclusive dos mecânicos, estão longe do projeto moderno dos 1.000 da Ford, Renault (16V) e do próprio Fire da Fiat. Só que os resultados são melhores no
Celta: com potência de 60 cv (contra 61 do Palio), atinge torque máximo de
8,3 m.kgf (ante 8,1 m.kgf, ambos no mesmo regime de 3.000 rpm). Em
baixas rotações o Young é
sensivelmente mais lento, exigindo o recurso a altos giros praticamente todo o tempo.
Continua |
Celta | Palio |
Acionamento elétrico vidros D / T | O*/ND | O/ND |
Ajuste de altura dos bancos E / D | ND | ND |
Ajuste de apoio lombar E / D | ND | ND |
Ajuste do volante em altura / profundidade | ND | ND |
Ajuste elétrico retrovisores E / D | ND | ND |
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância | O/O/O* | ND |
Aquecimento | O | O |
Ar-condicionado / controle automático | O/ND | O/ND |
Bancos / volante em couro | ND | ND |
Bolsa inflável E / D / laterais | ND | O/O/ND |
Câmbio automático | ND | ND |
Comando interno do porta-malas | ND | ND |
Computador de bordo | ND | ND |
Conta-giros | ND | ND |
Controle automático de velocidade | ND | ND |
Controle de tração | ND | ND |
Direção assistida | ND | O |
Faróis de neblina | ND | ND |
Freios antitravamento (ABS) | ND | O |
Imobilizador de motor | S | O |
Limpador/lavador traseiro | O | O |
Luzes de leitura D / T | ND | ND |
Luz traseira de neblina | ND | ND |
Rádio/toca-fitas | ND | ND |
Rádio/toca-CD | ND | ND |
Relógio | S | ND |
Repetidoras laterais de direção | ND | ND |
Rodas de alumínio | O* | ND |
Terceira luz de freio | O* | ND |
Teto solar / comando elétrico | ND | ND |
Travamento central | O* | O |
Vidros verdes | O | O |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro; *instalado em concessionária |
Outros opcionais |
Celta: spoiler dianteiro, saia e aerofólio traseiro, saias laterais, lanternas fumê, pára-choques na cor da carroceria, adesivo na coluna das portas e na tampa de abastecimento, pedais e ponteira de escapamento esportivos, frisos laterais, antena, tapetes (todos instalados em concessionária). |
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Tratamento de imagens: André Peretti
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