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Comparativo Completo

Outras carências: em ambos a luz interna não é acionada com a abertura da porta do passageiro, no Celta falta o espelho no pára-sol direito e o Palio perde a lente biconvexa do retrovisor esquerdo, que equipa as outras versões. Mesmo com travamento central, é preciso abrir a terceira porta dos dois com chave. Um bom detalhe em ambos é a trava das portas integrada à maçaneta, portanto sem pinos.

Apoio lombar em excesso no Palio, que expõe a chapa da carroceria em parte das portas e nas colunas centrais e traseiras, dando a impressão de carro inacabado na linha de produção

O Celta pode vir com faixa degradê no pára-brisa e controles elétricos de vidros com temporizador, que faltam ao Palio, mas neste os comandos das janelas ficam nas portas, mais cômodos que no console. O porta-malas do Fiat é pouco maior e, como o do GM, deixa à mostra chapas e soldas da carroceria. Pelo menos eles vêm com estepe...

Mecânica, comportamento e segurança

Quem já teve um carro 1.000 tem grande chance de ter acelerado um destes motores. O do Celta é, com mínimas alterações, o mesmo do Corsa Wind desde 1996, que por sua vez é o do modelo 1994 acrescido de injeção multiponto. O do Young, apesar da renovação mecânica das versões EX e ELX, permanece o conhecido motor do Palio e do Mille (neste com injeção monoponto e 4 cv a menos), evolução do 1.050 lançado em 1976 no Fiat 147.

Com menor peso que o Corsa, o Celta ganhou agilidade: faz de 0 a 100 km/h em 15,5 s, um dos mais rápidos 1.000 de oito válvulas do mercado

Se são unidades conhecidas, inclusive dos mecânicos, estão longe do projeto moderno dos 1.000 da Ford, Renault (16V) e do próprio Fire da Fiat. Só que os resultados são melhores no Celta: com potência de 60 cv (contra 61 do Palio), atinge torque máximo de 8,3 m.kgf (ante 8,1 m.kgf, ambos no mesmo regime de 3.000 rpm). Em baixas rotações o Young é sensivelmente mais lento, exigindo o recurso a altos giros praticamente todo o tempo. Continua

Equipamentos de série e opcionais
  Celta Palio
Acionamento elétrico vidros D / T O*/ND O/ND
Ajuste de altura dos bancos E / D ND ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND ND
Ajuste do volante em altura / profundidade ND ND
Ajuste elétrico retrovisores E / D ND ND
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/O/O* ND
Aquecimento O O
Ar-condicionado / controle automático O/ND O/ND
Bancos / volante em couro ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais ND O/O/ND
Câmbio automático ND ND
Comando interno do porta-malas ND ND
Computador de bordo ND ND
Conta-giros ND ND
Controle automático de velocidade ND ND
Controle de tração ND ND
Direção assistida ND O
Faróis de neblina ND ND
Freios antitravamento (ABS) ND O
Imobilizador de motor S O
Limpador/lavador traseiro O O
Luzes de leitura D / T ND ND
Luz traseira de neblina ND ND
Rádio/toca-fitas ND ND
Rádio/toca-CD ND ND
Relógio S ND
Repetidoras laterais de direção ND ND
Rodas de alumínio O* ND
Terceira luz de freio O* ND
Teto solar / comando elétrico ND ND
Travamento central O* O
Vidros verdes O O
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro; *instalado em concessionária
  
Outros opcionais
Celta: spoiler dianteiro, saia e aerofólio traseiro, saias laterais, lanternas fumê, pára-choques na cor da carroceria, adesivo na coluna das portas e na tampa de abastecimento, pedais e ponteira de escapamento esportivos, frisos laterais, antena, tapetes (todos instalados em concessionária).
  

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Tratamento de imagens: André Peretti

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