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Comparativo Completo

No Fiesta a transmissão tem relação final de quinta marcha até mais curta, elevando bastante o ruído em estrada, mas não poderia ser muito diferente, dado o pouco torque do motor. O Corsa fica no extremo oposto, com uma caixa longa que não o compromete devido ao torque elevado, e o Clio no meio-termo.

Pneus 185/60 e suspensão muito bem acertada garantem comportamento dos melhores ao Corsa nas curvas, mas o conforto de rodagem do hatch perde claramente para o do Sedan

Se nas relações o câmbio do Polo é discutível, seus engates são um ícone de suavidade e precisão, a perfeita antítese de que a posição transversal prejudicaria o comando de câmbio: é muito mais agradável de usar que o do Gol, que tem montagem longitudinal. Corsa e Fiesta ficam em segundo lugar, este último com interessante posição alta da alavanca, que facilita o uso por estar mais perto do volante. O Clio perde em maciez e precisão, graças a um trambulador há anos criticado mas nunca aperfeiçoado.

Por outro lado, o engate da ré mais fácil é o do Ford, como se fosse uma sexta marcha. No VW aperta-se a alavanca para baixo e nos demais puxa-se um anel-trava, completando o engate na mesma direção da primeira -- o que torna essas travas necessárias. Estranho no Renault é o movimento da alavanca conforme se aplica aceleração ao motor. Já o peso do acelerador do Supercharger incomoda bastante em longos percursos, chegando a causar dores na perna. Seria intencional para levar a menor consumo e ruído?

Também o Fiesta gosta de tomar curvas com vigor, apesar dos pneus 175/65. Pena que o acelerador seja muito duro e os faróis, apesar do belo arranjo, não tenham duplo refletor como nos concorrentes

As suspensões seguem o mesmo conceito nos quatro, mas diferem nos resultados. O Corsa e o Fiesta são primorosos em comportamento dinâmico, reagindo às tomadas rápidas de curva como o motorista espera, com tênue subesterço (saída de frente). Este aparece em demasia no Polo, enquanto o Clio exibe menor precisão no dirigir vigoroso. Ele e o Supercharger usam pneus 175/65, contra 185/60 dos demais.

Conforto de rodagem não é o ponto alto de nenhum deles, mas o VW e o Renault nos pareceram os mais suaves em piso irregular, onde é nítida a diferença entre o Corsa Sedan (avaliado em comparativo com o Siena) e o hatch. E como eles passam por lombadas, esses tormentos tupiniquins que algumas prefeituras continuam espalhando por nossas ruas e estradas?

O Polo poderia sair menos de frente nas curvas rápidas, mas tem rodar confortável e seguro. O ótimo conjunto de iluminação opõe-se aos amortecedores não adaptados a lombadas, surpresa em um VW nacional

No caso do Clio, Corsa e Fiesta, muito bem; no do Polo, nem tanto. Embora não tenha o problema crônico do Golf 2,0 (e do antigo 1,6, até 2001) de raspar o protetor de cárter ao superá-las, o VW não possui batente hidráulico nos amortecedores dianteiros (só agora adotado no Fiesta), gerando ruído e sensação de fragilidade nas passagens pouco mais rápidas. Certamente se esperava melhor adaptação ao Brasil por parte da "marca que conhece o nosso chão", seu slogan nos anos 80. Continua

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