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Carros do Passado

Em outubro de 1994, exatamente uma década após o modelo original, a Ferrari apresentava, no Salão de Paris, a última versão do Testarossa, a 512 M -- de modificatta, modificado em italiano. As principais modificações estavam no desenho: uma grade semelhante à do recém-lançado F355, faróis fixos dentro do capô e protegidos por uma lente transparente, semelhantes aos do F40, além de duas entradas de ar no capô. A grade traseira, que escondia as lanternas retangulares, dava espaço a um jogo duplo de lanternas redondas expostas, bem ao estilo da Ferrari. Seu interior permanecia inalterado.

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A última evolução da série: o 512 M, com frente baseada na do F355, faróis expostos,
motor 12 cv mais potente e peso pouco menor; atingia máxima de 315 km/h

As principais modificações mecânicas ficavam a cargo do novo motor (F113G040), que tinha um ganho de potência de 12 cv, passando para 440 cv a 6.750 rpm. Rendia uma velocidade máxima de 315 km/h. Seu torque crescia pouco, passando de 49,1 para 51 m.kgf. O restante permanecia na mesma configuração, mas com peso reduzido em 18 kg. O 512 M foi produzido apenas nos anos de 1995 e 1996, tendo sido fabricadas apenas 500 unidades.

Apesar de muitos acharem que o Testarossa é um carro com linhas extravagantes e exageradas, poucos carros tiveram uma identidade tão marcante quanto ele. Nem seus mais que respeitáveis rivais, como Porsche 959 e 911 Turbo, Lamborghini Countach e Diablo, Lotus Esprit e os Aston Martins V8, conseguiram ofuscar seu brilho.

As lanternas redondas, tão tradicionais da Ferrari, enfim em um modelo da linha Testarossa: puristas atendidos

Sua imagem se assemelhava ao máximo do prestígio e da sofisticação que um carro poderia ter. Possuía todos os requisitos que um superesportivo exigia -- muita potência, muito torque, ronco agressivo, notável comportamento dinâmico. Definitivamente, o Testarossa foi um dos Ferraris mais charmosos de todos os tempos, feito que nem mesmo seus sucessores F550 e F575 Maranello conseguirão superar.

Ficha técnica
_ Testarossa
(1984)
512 TR
(1992)
512 M
(1995)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseiro, longitudinal, 12 horizontais opostos
Comando e válv. por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 82 x 78 mm
Cilindrada 4.942 cm3
Taxa de compressão 8,7:1 10:1 10,4:1
Potência máxima 390 cv a
5.750 rpm
428 cv a
6.750 rpm
440 cv a
6.750 rpm
Torque máximo 49 m.kgf a
4.500 rpm
49,1 m.kgf a
5.500 rpm
51 m.kgf a
5.500 rpm
Alimentação Injeção mecânica Injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco a disco ventilado / a disco / antitravamento (a partir de 1993)
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros 240/45 VR 415 235/40 R 18 Z
Pneus traseiros 280/45 VR 415 295/35 R 18 Z
DIMENSÕES
Comprimento 4,48 m
Entreeixos 2,55 m
Peso 1.500 kg 1.520 kg 1.502 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 290 km/h 314 km/h 315 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,3 s 4,8 s 4,8 s
ND = não disponível

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