Luxo e desempenho para poucos Pesados
mas muito velozes, os V8 da Aston Martin |
|
A Aston Martin surgiu em 16 de maio de 1914, quando Lionel Martin
venceu a prova de Aston Clinton ao volante de um protótipo de sua fabricação,
com motor Coventry-Climax de 1,5 litro e chassi Isotta-Fraschini. Desde então, não muito mais de 10 mil automóveis foram construídos pela marca, fazendo dela uma das mais exclusivas do mundo. |
Os clássicos
modelos da série DB deram fama à Aston Martin nos anos 50 e 60. Este
era o DB5 utilizado por James Bond, o agente 007 |
O rico empresário inglês Sir David Brown foi seu proprietário mais famoso, tendo-a adquirido e à Lagonda em 1947 -- a primeira por pura diversão, a
outra pelo simples fato de ter sido seu último cliente antes da Segunda Guerra Mundial.
Dirigiu a empresa até 1972 e nunca teve lucro com ela. Conta-se que um amigo seu disse que compraria um Aston, desde que pelo preço de custo, a que o empresário riu e concordou: "Sem problemas, meu caro, então vai custar 20% a mais. Obrigado!" |
Em 1969, três DBS recebiam o motor V8 para testes: era o começo de uma linhagem
Entre os clássicos DB e os modelos atuais, uma linhagem de grandes e potentes cupês de motor V8 e denominações variadas --
Vantage, Virage ou simplesmente V8 Coupé -- manteve a tradição Aston Martin de requinte, desempenho e exclusividade. Tudo começou em 1969, com a conclusão do chamado DBS 5002/R, protótipo do que seria o primeiro carro da marca com oito cilindros. |
O V8 de segunda
série, apresentado ainda em 1972: linhas agressivas, motor de 5,3
litros a injeção e potência da ordem de 315 cv |
Com isso, a introdução do V8 na marca coube a um cupê de linhas
modernas e agressivas, lançado em 1972 com a singela denominação de Aston Martin V8. O motor com injeção Bosch, de cerca de 315 cv de potência e 49,7 m.kgf de torque, levava-o de 0 a 96 km/h em menos de 6 s. A suspensão traseira empregava eixo
DeDion, um tipo de eixo rígido mais eficiente por ter o diferencial suspenso. Entretanto, a injeção era fonte de problemas e tornava difícil atender às normas de emissões
dos Estados Unidos, grande mercado para esportivos de luxo. Continua |
|
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2002 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |