Best Cars Web Site
Carros do Passado

Luxo e desempenho para poucos

Vantage Le Mans - clique para ampliar a imagem

Pesados mas muito velozes, os V8 da Aston Martin
foram símbolo de esportividade na Inglaterra

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A Aston Martin surgiu em 16 de maio de 1914, quando Lionel Martin venceu a prova de Aston Clinton ao volante de um protótipo de sua fabricação, com motor Coventry-Climax de 1,5 litro e chassi Isotta-Fraschini. Desde então, não muito mais de 10 mil automóveis foram construídos pela marca, fazendo dela uma das mais exclusivas do mundo.

Os clássicos modelos da série DB deram fama à Aston Martin nos anos 50 e 60. Este era o DB5 utilizado por James Bond, o agente 007

O rico empresário inglês Sir David Brown foi seu proprietário mais famoso, tendo-a adquirido e à Lagonda em 1947 -- a primeira por pura diversão, a outra pelo simples fato de ter sido seu último cliente antes da Segunda Guerra Mundial. Dirigiu a empresa até 1972 e nunca teve lucro com ela. Conta-se que um amigo seu disse que compraria um Aston, desde que pelo preço de custo, a que o empresário riu e concordou: "Sem problemas, meu caro, então vai custar 20% a mais. Obrigado!"

Negócios à parte, ele dirigia todos os protótipos construídos por seus engenheiros e mantinha o fabricante como um modo de ter à disposição carros luxuosos, potentes... e únicos. Suas iniciais batizaram a série DB dos anos 50 e 60 (leia história), modelos que ganharam fama pilotados por James Bond, o agente secreto 007. A linhagem continua com o atual DB7, lançado em 1993, que ao lado do novo Vanquish exibe os traços da Ford, atual proprietária da marca.

Em 1969, três DBS recebiam o motor V8 para testes: era o começo de uma linhagem

Entre os clássicos DB e os modelos atuais, uma linhagem de grandes e potentes cupês de motor V8 e denominações variadas -- Vantage, Virage ou simplesmente V8 Coupé -- manteve a tradição Aston Martin de requinte, desempenho e exclusividade. Tudo começou em 1969, com a conclusão do chamado DBS 5002/R, protótipo do que seria o primeiro carro da marca com oito cilindros.

O engenheiro de desenvolvimento Mike Loasby havia aplicado a um DBS de seis cilindros -- versão mais potente do DB6 -- um V8 de 5.340 cm3 e potência de 384 cv, atingindo em testes a velocidade de 275 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 5,7 s. Outros dois DBS foram convertidos para testar o oito-cilindros e chegaram a ser avaliados pela imprensa, mas o carro nunca chegou ao mercado.

O V8 de segunda série, apresentado ainda em 1972: linhas agressivas, motor de 5,3 litros a injeção e potência da ordem de 315 cv

Com isso, a introdução do V8 na marca coube a um cupê de linhas modernas e agressivas, lançado em 1972 com a singela denominação de Aston Martin V8. O motor com injeção Bosch, de cerca de 315 cv de potência e 49,7 m.kgf de torque, levava-o de 0 a 96 km/h em menos de 6 s. A suspensão traseira empregava eixo DeDion, um tipo de eixo rígido mais eficiente por ter o diferencial suspenso. Entretanto, a injeção era fonte de problemas e tornava difícil atender às normas de emissões dos Estados Unidos, grande mercado para esportivos de luxo. Continua

Nas telas
No filme The Living Daylights, de 1987, estrelado por Timothy Dalton, o agente 007 dirige um Aston V8 Vantage verde-escuro com muita potencia e munição. Numa das cenas, o modelo pilotado por James Bond, que está acompanhado pela bela Maryam d'Abo, está numa estrada bloqueada por um caminhão e com policiais ao redor. Após um comando no painel, os faróis de longo alcance se abrem e pequenos mísseis são disparados, explodindo o baú do caminhão. O Aston V8 passa rápido entre os destroços. Na série inglesa The Persuaders, estrelada por Tony Curtis e Roger Moore, este último, na pele de Lord Bret Sinclair, é proprietário de um belo Volante de cor amarela.
por Francis Castaings

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright 2002 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados