O picape havia sido lançado pouco antes em sua primeira geração. A versão esportiva marcava o retorno de Shelby aos veículos de tração traseira, já que as rodas dianteiras motrizes vinham tomando conta dos automóveis americanos. Partindo de um Dakota de chassi curto, o texano substituiu o motor V6 de 3,9 litros e 125 cv (valor líquido, como todos os deste artigo a partir daqui) pelo V8 318, de 5,2 litros, com injeção de combustível. |
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A
transformação do Dakota foi simples: o motor V8 318, de 5,2 litros e
175 cv, em um picape médio -- o bastante para arrancar de 0 a 96 km/h
em 8,7 segundos |
Como o cofre era pequeno para o motor, dois ventiladores elétricos à frente do radiador substituíam a hélice ligada ao motor por correia. Sem outras modificações, alcançava 175 cv a 4.000 rpm e um torque de 37,3 m.kgf, transmitidos a uma caixa automática de quatro marchas e
dela ao eixo traseiro com diferencial autobloqueante. De 0 a 96 km/h bastavam 8,7 segundos, o quarto-de-milha levava 16,5 s e a máxima chegava a 180 km/h -- o máximo que um picape podia oferecer ao tempo. |
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Spoiler e grade em preto-fosco, volante esportivo, painel completo: o esportivo da Dodge A vez da GM
As iniciativas da Chrysler chamavam atenção de outros fabricantes. Um ano depois do Dakota, em 1990, a General Motors apresentava seu primeiro picape esportivo. Derivado do C-1500 de cabine simples, chassi curto e tração traseira -- praticamente igual ao Silverado que chegaria ao Brasil em 1997 --, o 454 SS reprisava uma denominação de grande carisma, utilizada duas décadas antes no
muscle-car Chevelle. |
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Parece nosso
Silverado, mas anda muito mais: o Chevrolet 454 SS tinha um V8 de 7,4
litros, com 230 cv e o exuberante torque de 53,2 m.kgf |
A suspensão tinha amortecedores especiais e um grosso estabilizador dianteiro, e a direção era mais rápida. O tanque de 96 litros
parecia bem menor ao se usar bem o acelerador. No primeiro ano, todo 454 SS era preto por fora -- incluindo praticamente todos os elementos de estilo -- e vermelho por dentro, com bancos individuais e um largo console. O painel ainda era anterior à remodelação que chegaria ao Brasil.
Continua |
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