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Carros do Passado

Em 1991 surgiam outras cores (vermelho e branco), o câmbio passava a ter quatro marchas e o motor ficava ainda mais bravo: 255 cv e 56 m.kgf de torque. Até 1993, seu último ano, foram produzidas 16.953 unidades, algumas poucas trazidas ao Brasil. Mais tarde sua proposta retornava no Sierra GT, da divisão GMC, com um V8 de 5,7 litros, pneus 275/60-15 e suspensão esportiva, mas o desempenho não era mais o mesmo.

Depois do 454 SS a GM oferecia o Sierra GT, acima, mas o desempenho não era mais o mesmo: o enorme 7,4-litros (ao lado) havia chegado a 255 cv nos modelos 1991 a 1993

Ciclone e tufão   Os nomes não poderiam ser mais adequados. Syclone (assim mesmo, com S em vez de C, pois Cyclone era registro da Mercury, divisão Ford) e Typhoon, ou ciclone e tufão em inglês, foi como a GMC, divisão da General Motors americana especializada em utilitários, denominou as versões de alto desempenho do picape Sonoma e do utilitário esporte Jimmy, na ordem -- correspondentes na linha Chevrolet ao S10 e ao Blazer, em geração anterior à que temos aqui.

O primeiro Syclone apareceu como estudo no Salão de Detroit em janeiro de 1989. Todo em branco, era derivado do GMC S-15 e utilizava o motor V6 de 3,8 litros do Buick Grand National, com turbocompressor e 270 cv, e tração traseira. A GMC divulgava aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 6 segundos, quarto-de-milha em 14 s e... que não havia intenção de produzi-lo em série. A receptividade ao conceito, porém, a levou a mudar de idéia, anunciando já em novembro, no SEMA Show, que o colocaria no mercado.

O GMC Syclone foi um dos modelos de maior sofisticação técnica: motor 4,3-litros turbo, tração integral permanente, freios com ABS nas quatro rodas, 280 cv

Lançado em outubro de 1990, o Syclone de produção era derivado do Sonoma, evolução do S-15, e construído pela empresa Production Automotive Services (PAS), em Troy, Michigan. Havia recebido um motor de maior cilindrada -- nosso conhecido V6 de 4,3 litros --, também com turbo e resfriador de ar. A injeção multiponto e os pistões vinham do V8 do Corvette. Seus 280 cv de potência e 49,7 m.kgf de torque eram transmitidos às quatro rodas por uma tração permanente com acoplamento viscoso (repartição em 35% à frente e 65% à traseira, podendo variar conforme a aderência) através de um câmbio automático de quatro marchas, também do Corvette. Continua

Um ciclone a 328 km/h
Em setembro de 1990, um GMC Syclone especialmente preparado quebrou dois recordes de velocidade nos famosos Lagos Salgados de Bonneville, no estado americano de Utah. Na milha lançada (percorrer 1.609 metros iniciados já em alta velocidade) obteve média de 328,4 km/h entre os dois sentidos, e no quilômetro lançado, média de 328,3 km/h. A velocidade máxima em absoluto foi de 338 km/h, vantagem de 20 km/h sobre o recorde anterior do Buick Skyhawk.

O picape usava um V8 de 5,0 litros e aspiração natural, com 556 cv a 7.200 rpm e torque de 57 m.kgf a 6.000 rpm. Além do veículo recordista, a GMC construiu dois semelhantes para fins de exposição -- uma estratégia de marketing bem evidente no anúncio ao lado.

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