Os números de aceleração eram brilhantes: de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos e quarto-de-milha em 13,4 s, mais rápido que um Corvette ZR-1
ou um Ferrari 348ts -- e que qualquer picape até então disponível de fábrica. Em abril de 1991 era anunciado o utilitário esporte Typhoon, com
o mesmo motor mas 90 kg mais pesado, que por isso conseguia números pouco piores no cronômetro: de 0 a 96 km/h em 6,5 segundos.
Era mais sofisticado por dentro e possuía molas a ar na suspensão
traseira, para um rodar mais suave. |
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Depois do
ciclone, o tufão: derivado da versão GMC do antigo Blazer, o Typhoon
tinha desempenho de supercarro e uma estabilidade até surpreendente
pelas características de chassi e suspensão |
O Syclone era oferecido apenas na cor preta,
enquanto o Typhoon oferecia várias outras. Com acabamento monocromático,
chamavam a atenção. A suspensão era rebaixada em 50 mm nos dois eixos e endurecida, a direção tornava-se mais rápida, os freios ganhavam sistema antitravamento (ABS) nas quatro rodas e os pneus eram Firestone Firehawk 245/50 em rodas de 8 x 16 pol.
Para utilitários de chassi independente e eixo traseiro rígido, o
comportamento dinâmico surpreendia. |
No interior dos dois modelos, instrumentos do Pontiac Sunbird GT, volante de
couro e alavanca de Corvette para o câmbio automático. O Syclone, na
foto, tinha volante diferente e bancos em tecido |
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A Ford, enfim na briga
Talvez confortável em sua liderança -- a Série F é o picape
pesado mais vendido nos EUA desde 1976 e o líder do mercado, incluindo automóveis,
desde 1981 --, a Ford foi a última das "três grandes" a oferecer um picape esportivo.
Somente no final de 1992 colocava no mercado o SVT F150 Lightning, desenvolvido pela Special Vehicle Team (equipe de veículos especiais) com base em um F150, o modelo de entrada da série, com menor capacidade de
carga (cerca de 1.500 libras ou 680 kg). |
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O F150
Lightning de primeira geração: linhas de nosso F-1000, rodas de 17
pol, suspensão rebaixada e um motor V8 de 5,75 litros e 240 cv |
O motor do Lightning era o famoso Windsor (alusivo à cidade canadense onde era fabricado) V8 de 351 pol3 ou 5,75 litros. Com diversos componentes em comum com o do Mustang Cobra -- pistões, comando de válvulas, cabeçotes -- e um sistema duplo de escapamento com quatro catalisadores, desenvolvia 240 cv e torque de 47 m.kgf, valores que não surpreendiam para seu tempo, mas atendiam
bem a uma clientela que não mais dispunha do Chevrolet 454 SS.
Continua |
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