O interior, bem-acabado e requintado, exibia cinco lugares, bancos dianteiros individuais reclináveis, console central com a alavanca de câmbio (manual de quatro marchas), assoalho acarpetado e rádio AM. O volante de três raios combinava com o painel sóbrio, revestido em madeira (jacarandá). |
O interior
do Democrata: painel em jacarandá, volante esportivo, console
volumoso A carroceria de plástico, utilizada
até então apenas no Willys Interlagos -- os
fora-de-série, como o
Puma e tantos outros, só surgiriam anos depois --, era mais adequada à produção em pequena escala, não nos grandes volumes que a IBAP anunciava. Mas havia a vantagem de permitir a produção imediata e benefícios menores, como ausência de calhas de chuva (que são na verdade emendas dos painéis metálicos), fácil fixação do revestimento do teto e, claro, imunidade à corrosão, mal de que padeciam os carros nacionais daquele tempo. |
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O motor V6
italiano: 2,5 litros, comando nos cabeçotes e potência líquida de 120
cv, que faria dele o mais rápido e veloz carro nacional à metade dos
anos 60 |
Disputa
de presidentes Carroceria e mecânica tinham projeto nacional, da própria
IBAP, com exceção do motor: um V6 a 60° de 2,5 litros, com bloco e cabeçote de alumínio (um requinte para a época) e um comando de válvulas em cada cabeçote. Fabricado na Itália pela Procosautom
(Proggetazione Costruzione Auto Motori, projeto e construção de automotores), de Milão, dona da famosa Retífica São Paulo na capital paulista, era algo semelhante a motores Alfa Romeo da época. |
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Na frente e na traseira, um nome que soaria irônico já em 1964: Presidente Democrata Uma curiosidade desse V6 era a disposição da admissão e do escapamento, ensejando um fluxo transversal invertido. Enquanto nos motores em "V" tradicionais os dutos de entrada ficam voltados para o centro do "V" e os de saída para o lado externo do motor, no Democrata era ao contrário. A tubulação de escapamento saía do meio do "V" e havia um carburador Solex C40 em cada lado, "pendurado no lado de fora" do motor -- nenhuma vantagem, apenas era diferente. |
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