Esportivo básico Compacto e simples, mas
charmoso e eficiente, |
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A indústria automobilística japonesa foi uma das maiores surpresas na economia mundial
na segunda metade do século XX. Os nipônicos se tornaram exímios construtores de automóveis e produziram modelos de sucesso que romperam facilmente suas fronteiras. Um desses é o Toyota Celica, que apesar de pouco conhecido no Brasil, é um ícone da marca nos Estados Unidos, Japão, Austrália, Nova Zelândia e Europa. |
Em 1970, o
primeiro Celica: um cupê de três volumes com linhas sóbrias e
elegantes, claramente inspiradas nos primeiros Mustangs e Camaros |
A motorização do
modelo comercializado nos EUA sempre foi diferente dos demais mercados. A primeira versão européia possuía um motor de 1,6 litro e dois carburadores, que produzia 116 cv. No Japão havia até um 1,4-litro. Já o modelo "americanizado" utilizava um motor de 1,9 litro, 16 válvulas e 108 cv, que também garantia bom desempenho -- com a vantagem do maior torque em baixa rotação, bem ao gosto local. |
A base
mecânica era a do sedã Corona, mas com suspensão traseira
diferente. Um motor 1,9 de 16 válvulas e 108 cv equipava o modelo
para o mercado americano |
No interior havia bancos reclináveis de encosto alto (com revestimento parcial em vinil, "para longa durabilidade" segundo a marca), console central e simulação de madeira no aro do volante (de três raios), pomo do câmbio e parte do painel. Os instrumentos, colocados em cinco módulos separados, acentuavam a
esportividade e o relógio vinha no console. Continua |
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