O Celica serviu como base para algumas transformações
e modelos especiais, executados tanto por empresas independentes quanto pela própria Toyota. Uma das conversões era o Sunchaser, um Celica conversível
de primeira geração (foto superior) executado na Flórida, EUA, pela empresa Griffith, mantendo um arco de proteção atrás dos bancos dianteiros. A mesma firma oferecia o TX22
Sport (centro), um modelo liftback com seções removíveis da capota, isto é, uma configuração
targa.
Há pouco, no início de 2003, a Toyota anunciou sua participação nas provas de arrancada com
dragsters da NHRA, nos Estados Unidos, na categoria Funny Car --
carro engraçado, como se percebe pela curiosa aparência dos competidores. Denominado Celica, mas sem qualquer semelhança com o cupê das ruas, o Funny da Toyota
(foto inferior) tem motor V8 alimentado por nitro, mais de 6.000 cv de potência, velocidade máxima superior a 500 km/h e aceleração de 0 a 400 metros -- o famoso quarto-de-milha americano -- em menos de cinco segundos!
|


|
|