O primeiro supercarro japonês Agressivo
e com tecnologia de ponta, o Toyota 2000 GT |
No Salão de Tóquio de
1965 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC), empresa fundada em 1937 (saiba
mais), apresentava um estudo do que seria seu primeiro carro-esporte. Denominado 2000 GT, reunia linhas agressivas, com alguma semelhança ao lendário
Jaguar E-Type, e o bom desempenho de um moderno motor de seis cilindros. |
Linhas sinuosas, cabine
recuada, faróis escamoteáveis e ampla terceira porta: um estilo
agressivo, inspirado no Jaguar E-Type |
![]() |
O desenho atraía as atenções. O capô longo trazia faróis escamoteáveis, havendo unidades redondas atrás de carenagens na extremidade frontal, e os retrovisores, na posição típica dos carros nipônicos daquele tempo. A cabine ficava bastante recuada e tinha uma terceira porta, para acesso ao porta-malas. O conversível usado no filme do agente 007 chegava a lembrar os
roadsters britânicos, com suas rodas raiadas. |
|
![]()
|
Quebrou também diversos recordes de velocidade -- nada menos que 16. Com a devida preparação, manteve-se por 48 horas à média de 203,8 km/h; em outra prova, fez seis horas à média de 210,4 km/h. Longe das pistas, era o único japonês capaz de enfrentar um Porsche ou um Ferrari -- ainda que não fossem os modelos mais potentes destas marcas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 30/4/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |