Em 1988 aparecia o Turbo S, que no ano seguinte se tornaria
o único 944 Turbo. Com pressão de 1,8 kg/cm2, obtiveram-se potência de 247 cv a 6.000 rpm e torque de 36 m.kgf a 4.000 rpm, sem
grande aumento de turbo lag. Rodas e pneus ficavam mais largos, freios com sistema antitravamento (ABS) eram de série, e bolsas infláveis seriam adotadas em 1989.
Era extremamente veloz -- 270 km/h --, com aceleração de 0 a 100 em apenas 5,4 s. |
O conjunto
equilibrado fazia do 944 Turbo um carro muito rápido em trechos Muitos ainda o consideram o melhor Porsche quatro-em-linha. Todas as qualidades do 944
somavam-se ao desempenho de gente grande. A ferocidade com que ganhava velocidade
impressionava, mas ainda mais a facilidade com que se mantinham altas velocidades. Em 1988, uma revista americana colocou-o para enfrentar um 911 Turbo numa pista.
O velho carro refrigerado a ar de 282 cv, então no fim de sua carreira, foi 2 s mais lento por volta. O 944 Turbo S era definitivamente, em 1988, o mais veloz Porsche de produção em série. |
Considerado
por muitos o melhor Porsche quatro-em-linha, o 944 Turbo S tinha 247
cv e notável comportamento dinâmico |
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Ao redor de 1987, a Porsche tomava outro rumo. Devido ao sucesso do
959 e às fortes vendas do 911, foi determinado que carros "tipo 911" continuariam em produção e as outras linhas seriam gradualmente canceladas. Se houvesse um Porsche mais barato, deveria ser derivado do 911, o que acabou acontecendo com o Boxster. |
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O motor de 16
válvulas e 188 cv do 944 S, de curta duração, e uma publicidade Para isto, bastava não lançar nada mais potente que o 944 Turbo S. O 911 ganharia motores bem mais
fortes, garantindo sua supremacia sobre os descendentes do 924. Evolução, apenas
n os mais baratos 944 de aspiração natural. Assim, o 944 S surgia em 1987, com o cabeçote de duplo comando e 16 válvulas já usado no V8 do 928S e 2,5 litros. Apesar da potência de 188 cv a 6.000 rpm, não distribuía o torque tão bem quanto o antigo 2,5. No final
do ano seguinte era substituído pelo 944 S2. |
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