Best Cars Web Site
Carros do Passado

Nos EUA, o lançamento do 944 em 1982 retirou o 924 do mercado. Na Europa este permanecia, mas a versão Turbo era cancelada no final de 1982. Os primeiros 944 foram muito bem recebidos: eram bem mais bonitos que seu antecessor e melhores de dirigir. Seu desempenho era próximo ao do malfadado 924 Turbo: 0 a 100 km/h em 7,7 s e final de 215 km/h, alcançados mais linearmente que no 924. Numa pista travada, o 944 era bem mais rápido graças às bitolas e pneus mais largos. 

Os largos pára-lamas, como os do 924 Carrera GT, vinham agora integrados à carroceria, conferindo ar imponente ao 944

O 944 tornava-se um dos carros-esporte mais fáceis e confortáveis para se andar rápido: direção precisa e sensível, comportamento neutro em curvas, facilmente controlável quando o entusiasmo ultrapassava a prudência. Um carro que lisonjeava seu motorista, fazendo-o sempre acreditar que era melhor do que na realidade. A revista americana Car and Driver declarava, em 1984, que o 944 era o carro mais estável à venda nos EUA, superando o Corvette C4 -- bem mais baixo, largo e dotado de gigantescos pneus Goodyear. 

O segredo do 944 estava no motor dianteiro recuado e no câmbio traseiro, esquema que finalmente mostrava suas vantagens. O espaço interno era excelente para um carro-esporte, assim como o consumo. Mas ainda havia problemas, e o maior deles devido ao ancestral 924: a suspensão dianteira de Golf chegava ao limite de desenvolvimento. A traseira também necessitava de melhorias. O painel de instrumentos continuava o mesmo do 924, de baixa qualidade e com o volante baixo demais. Seu desempenho, apesar de bom, ainda ficava abaixo do esperado por seu preço.

Depois de acertar a suspensão e melhorar o interior, a Porsche lançava o 944 Turbo: estilo agressivo, rodas de 16 pol, freios a disco ventilado à frente e atrás. De 0 a 100 km/h bastavam 6 s
Clique para ampliar a imagem

Briga com gente grande   A primeira revisão veio com um curioso modelo "85 e meio". A suspensão recebia novos braços transversais em alumínio da Porsche e ajustes de geometria. Chegava um novo painel, que permaneceria até no sucessor 968. Sumiam os componentes VW, os materiais aumentavam sua qualidade, o volante subia 18 mm. As modificações eliminaram as críticas, menos uma: a da relação preço-desempenho. Mais dois carros seriam criados para remediar essa situação: o 924S e o 944 Turbo.

O 924S foi a maneira de tornar o 944 mais acessível, criado com a carroceria e o interior do 924 e a mecânica do 944. Como o 924 tinha Cx e área frontal menores, era mais veloz: 220 km/h. Foi vendido inclusive nos EUA, onde a linha 924 havia sido descontinuada, mas durou pouco -- até 1988, sem grandes modificações.

O motor turbo (à direita) desenvolvia 217 cv, contra 163 cv do 2,5 aspirado. A potência
era a mesma no mercado americano, fato raro diante das normas de emissões locais

Já o 944 Turbo era uma evolução esperada. O 2,5-litros recebia um turbo KKK refrigerado a água, soprando 0,8 kg/cm2 de pressão através de um resfriador de ar. Os pistões eram de alumínio forjado e reduziam a taxa de compressão de 9,5:1 para 8:1. Extenso controle eletrônico tornou possível manter a mesma potência em todos os mercados, uma das primeiras vezes que isto acontecia depois das legislações de emissão americanas. Com 217 cv a 5.800 rpm e 33,7 m.kgf de torque a 3.500 rpm, permitia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 s e chegar a 252 km/h.

O Turbo também apresentava frente mais aerodinâmica, com o pára-choque integrado, e um curioso spoiler sob o pára-choque traseiro. Os pneus Pirelli P7 vinham nas medidas 205/55-16 dianteira e 225/50-16 traseira, e as rodas de alumínio traziam o tradicional desenho "disco de telefone" da Porsche. Novos freios a disco ventilados foram instalados nas quatro rodas.
Continua

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados