Nos EUA, o lançamento do 944 em 1982
retirou o 924 do mercado. Na Europa este permanecia, mas a versão Turbo era cancelada no final de 1982. Os primeiros 944 foram muito bem
recebidos: eram bem mais bonitos que seu antecessor e melhores de dirigir. Seu desempenho era próximo ao do malfadado 924 Turbo: 0 a 100 km/h em 7,7 s e final de 215 km/h, alcançados mais linearmente que no 924. Numa pista travada, o 944 era bem mais rápido graças às bitolas e pneus mais largos. |
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Os largos
pára-lamas, como os do 924 Carrera GT, vinham agora integrados à
carroceria, conferindo ar imponente ao 944 |
O 944 tornava-se um dos carros-esporte mais fáceis e confortáveis para se andar rápido:
direção precisa e sensível, comportamento neutro em curvas, facilmente controlável quando o entusiasmo ultrapassava a prudência. Um carro que lisonjeava seu motorista, fazendo-o sempre acreditar que era melhor do que na realidade. A revista americana
Car and Driver declarava, em 1984, que o 944 era o carro mais estável
à venda nos EUA, superando o Corvette C4 -- bem mais baixo, largo e dotado de gigantescos pneus Goodyear. |
Depois de
acertar a suspensão e melhorar o interior, a Porsche lançava o 944
Turbo: estilo agressivo, rodas de 16 pol, freios a disco ventilado à
frente e atrás. De 0 a 100 km/h bastavam 6 s |
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Briga com gente grande
A primeira revisão veio com um curioso modelo "85 e meio". A suspensão recebia novos braços transversais em alumínio da Porsche e ajustes de geometria.
Chegava um novo painel, que permaneceria até no sucessor 968. Sumiam os componentes VW, os materiais aumentavam sua
qualidade, o volante subia 18 mm. As modificações eliminaram as críticas,
menos uma: a da relação preço-desempenho. Mais dois carros seriam criados para remediar essa situação: o 924S e o 944 Turbo. |
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O motor
turbo (à direita) desenvolvia 217 cv, contra 163 cv do 2,5 aspirado.
A potência Já o 944 Turbo era uma evolução esperada. O 2,5-litros recebia um
turbo KKK refrigerado a água, soprando 0,8 kg/cm2 de pressão através de um
resfriador de ar. Os pistões eram de alumínio forjado e reduziam a taxa de compressão de 9,5:1 para 8:1. Extenso controle eletrônico tornou possível manter a mesma potência
em todos os mercados, uma das primeiras vezes que isto acontecia depois
das legislações de emissão americanas. Com 217 cv a 5.800 rpm e 33,7 m.kgf de torque a 3.500
rpm, permitia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 s e chegar a 252 km/h. |
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