Sobrevivendo mundo afora
Mesmo descontinuados na Itália, os
Fiats 124 e 125 até hoje sobrevivem em outros países.
Desde então o 124 foi produzido na África do Sul, Coréia do Sul
(pela Asia Motors), Espanha (pela Seat, que à época fabricava Fiats e não clones dos Volkswagens), Índia (como
Premier 118 NE, em produção
de 1985 até hoje), Rússia (pela Lada) e Turquia (a Tofas, ainda fabricante de
Fiats, o chamava Murat e mais tarde Serce). |
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Um dos primeiros Ladas enfrentando o frio russo: uma variação do 124 que existe até hoje O 125 teve continuidade
na Polônia, onde a FSO fabricou por muito tempo o Polski-Fiat 125P, com motor menos potente
que o do italiano e opções de perua, picape e até limusine. Também
houve 125 na Iugoslávia (Zastava 125PZ) e na Argentina (lançado em
1970 pela Fiat-Concord, que desenvolveu perua e picape próprios). Outros países montaram o 124 com componentes estrangeiros: Alemanha, Bulgária, Irlanda, Malásia, Marrocos, Portugal e alguns da América do Sul. |
Evolução: em
1973 o modelo inicial 2101 passava a este 2103, com a frente de quatro
faróis do 124 Special e as opções de motores de 1,5 e 1,6 litro |
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Mas a Fiat não deu só a licença de fabricação. Ajudou intensamente na construção da fábrica em Togliatti, cidade fundada especialmente para abrigar o empreendimento. O nome é uma homenagem a Palmiro Togliatti, um dos fundadores do "Pi-Tchi", a pronúncia italiana de PC, o Partido Comunista Italiano. Foi uma repetição da construção da fábrica Volkswagen em Fallersleben cerca de 30 anos antes (passaria a Wolfsburg só depois da guerra), a cidade VW com moradia para funcionários, usina termelétrica e tudo o mais -- coincidentemente construída por um contingente de 6.000 italianos. |
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Uma fábrica
muito verticalizada, que chegou a empregar 180 mil ao mesmo tempo,
produzia até mesmo os vidros do Lada. Em 1980 viria a opção de
motor rotativo Wankel |
O sedã da Lada representou, para os soviéticos, o mesmo que o Volkswagen para os alemães ou o
Citroën 2CV para os franceses: a massificação do automóvel. No 2101 os motores utilizados
eram de 1.198 e 1.298 cm3, com 60 e 69 cv, na ordem. O número 2102 identificava a perua,
lançada em 1972 com motor 1,2-litro apenas.
A versão VAZ 2103 chegava em 1973, baseada no 124 Special, com quatro faróis e a opção de motores de 1.458 cm3 (75 cv) e 1.568 cm3 (78 cv), além dos dois menores. |
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