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1968
Um ano de lançamentos de vida longa:
Corcel e Opala, ambos em
novembro. O carro da Ford, derivado do Renault 12, era um projeto
absorvido da Willys. Tinha motor 1,3 com inédito circuito selado de
refrigeração, quatro portas e tração dianteira. Também com quatro
portas, o primeiro automóvel Chevrolet no Brasil oferecia motores 2,5 de
quatro cilindros e 3,8 de seis. Ao mesmo tempo aparecia um VW mais
amplo, o 1600 de quatro portas. Apelidado de "Zé do Caixão" por seu
formato e as quatro maçanetas, só faria sucesso entre taxistas.
A Ford lançava para 1969 o LTD, um Galaxie mais luxuoso, e adotava um V8
de 4,8 litros. Como opcionais, direção assistida, ar-condicionado e o
primeiro câmbio automático em um carro nacional. O F-100 tinha novo
estilo e suspensão dianteira independente. O Karmann Ghia aparecia como
um charmoso conversível e o Gordini saía de linha. A linha Simca
aumentava com o Regente, mais simples que o Esplanada, e o GTX, com
aspecto esportivo, quatro marchas e pneus radiais. |