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Direto do futuro

HR-V e VehiCROSS

Isuzu VehiCROSS e Honda HR-V antecipam
tendências dos utilitários-esporte do século XXI

Texto: Henrique Mendonça - Edição: Fabrício Samahá

Não, não estamos na Lua, em Marte ou no meio do século XXI. Altos, exóticos e agressivos, utilitários-esporte futuristas já existem. E não é só na aparência que se destacam: tração integral, potentes motores e até amortecedores a gás aptos a rodar na Lua dão um banho de tecnologia de ponta. Eles chegam para conquistar o consumidor que faz questão de desenho diferenciado e caráter esportivo -- e prometem sucesso.

O Isuzu VehiCROSS era apenas um carro-conceito no Salão de Tóquio de 1993. Hoje tornou-se realidade para quem curte lama e desenho futurista. Compacto (apenas 4,14 metros, pouco mais que um Astra), é feito sobre a plataforma do Isuzu Trooper três-portas vendido apenas no mercado japonês. Os detalhes exóticos estão por toda parte, do estepe embutido na tampa do porta-malas, como num Lincoln Continental, aos "dentes" cravados na grade dianteira -- passando pela tampa do bocal do abastecimento similar à de motos esportivas.

O VehiCROSS nasceu como carro-conceito, mas conquistou japoneses e americanos pelo estilo ousado

A tecnologia avançada não está só nas formas: a suspensão tem amortecedores a gás com câmaras de expansão externas, aptos para uso espacial e únicos na indústria automobilística. Freios são antitravamento, com discos ventilados em todas as rodas, e há um moderno sistema de liberação de torque, o TOD (torque on demand). O potente V6 em alumínio de 3,5 litros, 24 válvulas e 210 cv possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, inédita para um veículo desta concepção. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 185 km/h.

O interior é simples e original, com bancos Recaro em couro de duas cores e acabamento imitando fibra de carbono. A transmissão é automática de quatro marchas. Existe também uma série especial chamada Ironman, para comemoração do evento, que vem com adesivos e bancos de couro com estampa do Ironman Triathlon.

Tampa traseira aloja o estepe, prejudicando a visão. Interior é simples, exceto
pelos bancos Recaro e o acabamento em duas cores de couro

O utilitário-esporte é bem completo e acabado a mão, resultando em um salgado preço que começa em US$ 28.900 nos EUA -- vale lembrar que utilitários-esporte pequenos lá não chegam a US$ 20.000. Apesar de só ter chegado este ano nos EUA, o modelo já estava à venda no Japão desde 1997.

FICHA TÉCNICA - Isuzu Vehicross
MOTOR - 6 cilindros em V; duplo comando por cabeçote; 24 válvulas. Cilindrada: 3.494 cm3. Potência máxima: 210 cv a 5.600 rpm. Torque máximo: 30,4 m.kgf a 3.000 rpm. CÂMBIO - automático de 4 marchas; tração integral. FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento. RODAS - 16 x 7 pol.; pneus 245/70 R 16. DIMENSÕES - comprimento, 4,14 m; largura, 1,79 m; peso, 1.754 kg. DESEMPENHO - velocidade máxima, 185 km/h; aceleração 0-100 km/h, 8 s.
Menor que um CR-V, o HR-V traz motor VTEC de 123 cv e freios com distribuição eletrônica EBD

O nipônico HR-V (de Hi-rider Revolutional Vehicle, ou veículo com revolucionária dirigibilidade) exagera na concepção que os utilitários-esporte estão tomando: é bem alto, com arcos dos pára-lamas destacados, quatro faróis redondos, lanternas traseiras subindo pelas colunas e enorme aerofólio no teto, parecendo um brinquedo. Mas sua carroceria alongada de três portas é de gosto duvidoso; falta harmonia. Apesar de parecer grande, mede apenas 4,01 metros, posicionando-se na linha Honda abaixo do CR-V a ser produzido no Brasil.

Tecnologia não falta: freios antitravamento com distribuição eletrônica de pressão entre os eixos (EBD) e tração nas quatro rodas com RealTime estão presentes, apesar de sua vocação não ser encarar trilhas e lama. O motor de 1,6 litro com 104 cv (123 cv na versão VTEC) é suficiente. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático com variação contínua CVT (saiba mais). À venda no Japão desde fins de 1998, o HR-V não deverá aportar no Brasil, assim como o VehiCROSS.

Lanternas alongadas e aerofólio em destaque dão ar futurista ao HR-V; transmissão é continuamente variável
FICHA TÉCNICA - Honda HR-V
MOTOR - 4 cilindros em linha; comando no cabeçote; 16 válvulas. Cilindrada: 1.600 cm3. Potência máxima: 104 cv. Torque máximo: 13,7 m.kgf a 3.400 rpm. CÂMBIO - mecânico de 5 marchas ou automático de variação contínua; tração integral. FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento. RODAS - 15 pol.; pneus 195/70 R 15. DIMENSÕES - comprimento, 4,01 m; largura, 1,69 m; peso, ND. DESEMPENHO - velocidade máxima, 162 km/h; aceleração 0-100 km/h, 12 s.

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