

A redução de 190 litros na
capacidade da caçamba abre espaço de 300 litros atrás dos bancos, onde
não se podem levar passageiros, porém



Um rack vem sobre o teto em toda
a linha; a versão estendida traz ainda barras longitudinais no teto; no
Trooper os pneus são 205/60 em 15 pol |
Segundo o responsável pelo projeto da carroceria, tal ressalto — que
parece um banco — está ali pois sob ele vai o tanque de combustível. Um
grande adesivo branco e vermelho adverte que, naquele local, nada de
pessoas. Mas que cabem, cabem, até mesmo adultos se os bancos estiverem
posicionados bem à frente. Será que tal convite à transgressão da lei
não poderia ser mitigado com uma conformação menos convidativa dessa
“capa de tanque”? Temos certeza de que sim.
Poucos equipamentos
Oferecido em duas versões, básica e Trooper, é nesta última que a VW
oferece seus melhores materiais, mas ainda na básica há certa dignidade
no acabamento. Os equipamentos de série, contudo, são enxutos ao
extremo. No básico, que custa R$ 31 mil com cabine simples e R$ 33.690
com a estendida, há apenas banco do motorista ajustável em altura
(também os cintos, mas só com cabine estendida), controle interno dos
retrovisores, imobilizador eletrônico, relógio, hodômetro parcial,
marcador de temperatura do motor, espelhos nos para-sóis e vidros
verdes.
Como opção há o pacote Trend, que por R$ 890 (cabine simples) ou R$ 920
(estendida) traz para-choques na cor da carroceria, calotas, faróis de
duplo refletor, grade no vidro traseiro,
estrutura do tipo "santantônio", barras longitudinais no teto (apenas
estendida), conta-giros, chave canivete, lateral das portas em tecido e
detalhes cromados no painel. O módulo Trend Color acrescenta
retrovisores e maçanetas externas na cor do carro.
Passando-se ao Trooper (R$ 36.440 o simples, R$ 39 mil o estendido)
têm-se pneus 205/60 R 15 para uso em asfalto, rodas de aço em cinza
escuro, faróis com máscara negra, faróis e lanterna traseira de neblina,
terceira luz de freio, direção assistida, computador de bordo,
temporizador do limpador de para-brisa, volante diferenciado com
regulagem de altura e distância e acabamento superior nos bancos. Todo o
resto é opcional: controle elétrico dos vidros/travas/retrovisores,
aquecimento, ar-condicionado, alarme, bolsas infláveis frontais, sistema
antitravamento de freios (ABS), rádio com leitura de
MP3 (com ou sem toca-CDs) e entrada para
cartão SD, interface Bluetooth para
celular, volante com comandos de áudio, rodas de alumínio de 15 pol,
cobertura marítima.
Ao volante ou no assento do passageiro, descobre-se que os bancos
“abraçam” bem e oferecem bom conforto. Mas uma agradável sensação advém
do fato de que os poucos três centímetros de altura, acrescidos ao plano
onde motorista e acompanhante se sentam, oferece a impressão de domínio
que muitos apreciam, além de facilitar o entra-e-sai. Uma boa medida em
favor da ergonomia vem do volante regulável em altura e distância,
opcional exclusivo na categoria.
A caçamba, totalmente forrada de plástico preto, por conta do aumento da
bitola do eixo traseiro (em 108 mm) perdeu as pronunciadas torres do
conjunto mola-amortecedor que tanto perturbavam no velho Saveiro. Outra
boa nova vem dos pontos de fixação de carga no assoalho, quatro, com
posicionamento adequado e jeitão competente. Há ainda um interessante
sistema de ganchos reguláveis na borda superior da caçamba, opcional
inteligente que em conjunto com a cobertura marítima deverá ser um
“opcional obrigatório” na hora da compra.
Esconder a carga não é o maior apelo da cobertura, pois pelos dados
oferecidos pela VW o que já se sabia foi quantificado: o
Cx, coeficiente aerodinâmico, melhora bem
com tal capa. Com cabine simples passa de 0,378 para 0,365 com a capota
e, com a estendida, de 0,359 para 0,346. O consumo agradece, a
rumorosidade em velocidade idem. Outra melhoria é a tampa traseira com
fechadura, que não apenas impede sua abertura, como obstrui o acesso ao
sistema de liberação do estepe, agora posicionado sob a caçamba. Outra
boa sacada da VW foi dotar a tampa traseira de um conjunto amortecedor
que faz com que a primeira parte do curso, quando ela é aberta, seja
suave, evitando que caia de uma vez.
Ao volante No teste por
ocasião da apresentação oficial em Porto de Galinhas, PE, foi possível
comparar a versão de cabine estendida carregada com um lastro de 350 kg
com outra idêntica sem o lastro, sempre com dois ocupantes na cabine e
no mesmo percurso.
Continua |