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A redução de 190 litros na capacidade da caçamba abre espaço de 300 litros atrás dos bancos, onde não se podem levar passageiros, porém

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Um rack vem sobre o teto em toda a linha; a versão estendida traz ainda barras longitudinais no teto; no Trooper os pneus são 205/60 em 15 pol

Segundo o responsável pelo projeto da carroceria, tal ressalto — que parece um banco — está ali pois sob ele vai o tanque de combustível. Um grande adesivo branco e vermelho adverte que, naquele local, nada de pessoas. Mas que cabem, cabem, até mesmo adultos se os bancos estiverem posicionados bem à frente. Será que tal convite à transgressão da lei não poderia ser mitigado com uma conformação menos convidativa dessa “capa de tanque”? Temos certeza de que sim.

Poucos equipamentos   Oferecido em duas versões, básica e Trooper, é nesta última que a VW oferece seus melhores materiais, mas ainda na básica há certa dignidade no acabamento. Os equipamentos de série, contudo, são enxutos ao extremo. No básico, que custa R$ 31 mil com cabine simples e R$ 33.690 com a estendida, há apenas banco do motorista ajustável em altura (também os cintos, mas só com cabine estendida), controle interno dos retrovisores, imobilizador eletrônico, relógio, hodômetro parcial, marcador de temperatura do motor, espelhos nos para-sóis e vidros verdes.

Como opção há o pacote Trend, que por R$ 890 (cabine simples) ou R$ 920 (estendida) traz para-choques na cor da carroceria, calotas, faróis de duplo refletor, grade no vidro traseiro, estrutura do tipo "santantônio", barras longitudinais no teto (apenas estendida), conta-giros, chave canivete, lateral das portas em tecido e detalhes cromados no painel. O módulo Trend Color acrescenta retrovisores e maçanetas externas na cor do carro.

Passando-se ao Trooper (R$ 36.440 o simples, R$ 39 mil o estendido) têm-se pneus 205/60 R 15 para uso em asfalto, rodas de aço em cinza escuro, faróis com máscara negra, faróis e lanterna traseira de neblina, terceira luz de freio, direção assistida, computador de bordo, temporizador do limpador de para-brisa, volante diferenciado com regulagem de altura e distância e acabamento superior nos bancos. Todo o resto é opcional: controle elétrico dos vidros/travas/retrovisores, aquecimento, ar-condicionado, alarme, bolsas infláveis frontais, sistema antitravamento de freios (ABS), rádio com leitura de MP3 (com ou sem toca-CDs) e entrada para cartão SD, interface Bluetooth para celular, volante com comandos de áudio, rodas de alumínio de 15 pol, cobertura marítima.

Ao volante ou no assento do passageiro, descobre-se que os bancos “abraçam” bem e oferecem bom conforto. Mas uma agradável sensação advém do fato de que os poucos três centímetros de altura, acrescidos ao plano onde motorista e acompanhante se sentam, oferece a impressão de domínio que muitos apreciam, além de facilitar o entra-e-sai. Uma boa medida em favor da ergonomia vem do volante regulável em altura e distância, opcional exclusivo na categoria.

A caçamba, totalmente forrada de plástico preto, por conta do aumento da bitola do eixo traseiro (em 108 mm) perdeu as pronunciadas torres do conjunto mola-amortecedor que tanto perturbavam no velho Saveiro. Outra boa nova vem dos pontos de fixação de carga no assoalho, quatro, com posicionamento adequado e jeitão competente. Há ainda um interessante sistema de ganchos reguláveis na borda superior da caçamba, opcional inteligente que em conjunto com a cobertura marítima deverá ser um “opcional obrigatório” na hora da compra.

Esconder a carga não é o maior apelo da cobertura, pois pelos dados oferecidos pela VW o que já se sabia foi quantificado: o Cx, coeficiente aerodinâmico, melhora bem com tal capa. Com cabine simples passa de 0,378 para 0,365 com a capota e, com a estendida, de 0,359 para 0,346. O consumo agradece, a rumorosidade em velocidade idem. Outra melhoria é a tampa traseira com fechadura, que não apenas impede sua abertura, como obstrui o acesso ao sistema de liberação do estepe, agora posicionado sob a caçamba. Outra boa sacada da VW foi dotar a tampa traseira de um conjunto amortecedor que faz com que a primeira parte do curso, quando ela é aberta, seja suave, evitando que caia de uma vez.

Ao volante   No teste por ocasião da apresentação oficial em Porto de Galinhas, PE, foi possível comparar a versão de cabine estendida carregada com um lastro de 350 kg com outra idêntica sem o lastro, sempre com dois ocupantes na cabine e no mesmo percurso. Continua

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