Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Na breve avaliação, as versões Trend e Trooper de cabine estendida mostraram conforto e desempenho competitivos aos dos concorrentes

Clique para ampliar a imagem

O motor de 1,6 litro tem bom torque desde baixa rotação; o estepe sob a caçamba só pode ser abaixado com o destravamento da tampa desta

Apesar do posicionamento favorável do lastro, centralizado na caçamba e bem baixo, a diferença na dirigibilidade com e sem carga foi mínima. Tal qualidade pode ser creditada à suspensão traseira por eixo de torção com molas helicoidais (mesma receita do Montana e das outras gerações do Saveiro) e amortecedores pressurizados. Na dianteira foi mantida a suspensão independente tipo McPherson do Gol, apenas recalibrada e que realmente transmite pouco da irregularidade do piso à cabine. Os freios dianteiros são iguais ao do hatch; os traseiros ganham tambores de 230 mm em vez de 200.

Puxando tudo isso está o motor EA-111 de 1,6 litro, montado em posição transversal, arquitetura que desfaz o nó de segurança dos antigos Saveiros e seu anacrônico motor longitudinal. É o mesmo motor do novo Gol e está acoplado à caixa de câmbio MQ 200, de engates muito leves e precisos. As relações de marchas foram adaptadas ao uso específico no picape: em comparação ao Gol, a primeira é 9% mais curta e a segunda 7%, sendo iguais da terceira em diante e também no diferencial. Os pneus básicos são comuns ao hatch, 175/70 R 14, mas a versão Trooper sai com 205/60 R 15, que têm diâmetro 4,4% maior — curiosamente não foi previsto encurtamento correspondente no diferencial, o que deixa esse Saveiro mais longo que o básico.

A sensação no breve teste é que o motor está justo para a utilização, com os 104 cv (usando álcool) bem empenhados quando o assunto foi fazer uma ultrapassagem rápida. O torque de 15,6 m.kgf aparece cedo, a 2.500 rpm, o que é bem-vindo sobretudo em um utilitário. Naturalmente, com carga o câmbio precisa ser bem usado para não correr maiores riscos, já que a quinta marcha longa produz apenas 3.150 rpm a 120 km/h reais no Trooper (3.300 no básico, pelos pneus menores). Questionados sobre a possibilidade de um motor maior, já que os principais concorrentes usam de 1,8 litro, os homens da VW disseram um não com jeito de “talvez mais para a frente.”

As demais qualidades dinâmicas do Saveiro ficam para uma avaliação mais aprofundada do que esses meros quilômetros em estradas pouco variadas. Fica evidente, porém, que esta é uma nova página de uma história importante para a VW. Além de ser agradável de olhar, o picape está bem gostoso de conduzir. Mais do que qualquer coisa, ficou evidente que a marca tomou o necessário cuidado ao criar o novo Saveiro para tentar reconquistar o que um dia foi dela, ou seja, a liderança no segmento. Pelo que entrevimos, as possibilidades disso ocorrer são grandes.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 76,5 x 86,9 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,1:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 101 cv (gas.) e 104 cv (álc.) a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,4 m.kgf (gas.) e 15,6 m.kgf (álc.) a 2.500 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica opcional.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 14 pol (Trooper: 6 x 15 pol); pneus, 175/70 R 14 (Trooper: 205/60 R 15).
DIMENSÕES - comprimento, 4,493 m; largura, 1,708 m; altura, 1,497 m (Trooper: ND); entre-eixos, 2,75 m; capacidade do tanque, 55 l; caçamba, 924 l (cabine simples) e 734 l (estendida); capacidade de carga, 715 kg (cabine simples) e 700 kg (estendida); peso, 1.020 kg (cabine simples) e 1.035 kg (estendida).
Desempenho
  cabine simples cabine estendida
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 174 km/h 176 km/h 177 km/h 179 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,8 s 10,5 s 10,8 s 10,5 s
Dados do fabricante; ND = não disponível; consumo não fornecido

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade