
Alguma criatividade no
desenho do painel, mas um ambiente sério e funcional para o motorista,
com todos os comandos em posição ideal |
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Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/S |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
S/S |
Ajuste do
volante em altura/distância |
S/S |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
Aquecimento |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
Bancos/volante
revestidos em couro |
S/S |
Bolsa inflável
mot./pas./laterais/cortinas |
S/S/S/S |
Câmbio automatizado |
S |
Comando
interno do porta-malas |
ND |
Computador de
bordo |
S |
Conta-giros |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
Direção
assistida |
S |
Faróis de
neblina |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
S/S |
Luzes de leitura
diant./tras. |
S/S |
Luz traseira
de neblina |
S |
Rádio com toca-CDs/MP3 |
S/S |
Relógio |
S |
Repetidores
laterais das luzes de direção |
S |
Rodas de alumínio |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
Teto solar/comando elétrico |
S/S |
Travamento
central das portas |
S |
Vidros verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável |
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Sem
opcionais |
R$ 167.010 |
Como
avaliada |
R$ 171.458 |
Completa |
R$ 171.458 |
Veja os preços dos
opcionais no site www.vw.com.br |
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Bons
detalhes não faltam: o freio de estacionamento tem comando elétrico por
botão no painel e é acionado ao desligar o motor; no volante, botões
controlam sistema de áudio e computador de bordo; o ar-condicionado tem
duas zonas de ajuste, recirculação automática (aciona-se quando for
baixa a qualidade do ar externo), extensão para o porta-luvas e para o
banco traseiro e usa comandos giratórios, mais práticos que teclas, pois
não precisam ser olhados para o uso; há dois porta-cartões (ou mesmo
pequenos telefones) no painel, porta-óculos no teto e porta-copos com
abertura regulável no console; o rádio/toca-CDs é um dos poucos hoje em
que funções como graves, médios, agudos e balanço têm botões
específicos, em vez de estar escondidas em menus complicados, e ainda
mostra várias informações do arquivo MP3 ao mesmo tempo. Sem falar na
alta qualidade de áudio, dos graves potentes e do armazenamento de seis
discos no painel.
O fato de pouco se abrirem vidros em carros de luxo não foi desculpa
para a VW, que dotou a Variant de função
um-toque e sensor antiesmagamento em
todos eles, temporizador dos comandos e
acionamento a distância para abrir e fechar (teto solar incluso). Sobre
o teto, mais qualidades: o vidro traz células solares que usam a energia
dos raios para acionar a ventilação interna, a fim de manter mais baixa
a temperatura da cabine. Esse seu único item opcional é perfeito para um
país como o nosso, onde o habitual é encontrar um forno sobre rodas após
deixar o carro algumas horas sob o sol (apesar de termos conferido o
sistema funcionar, uma análise mais adequada exigiria temperatura
ambiente mais alta que a de nossa semana de avaliação). Por esse motivo
o teto é de vidro, mas o forro o acompanha, o que impede a função de
admitir luz para o interior com o teto fechado. As funções de bascular e
correr foram mantidas.
A Passat "fala" português — ainda que seja o de Portugal — nas mensagens
do painel e até informa consumo em nosso padrão, tão incomum lá fora, de
km/l. Traz alerta programável para excesso de velocidade, avisos para
não uso do cinto também pelo passageiro ao lado, faróis e limpador de
para-brisa automáticos, sensores de
estacionamento à frente e atrás, tomadas de 12 volts para o banco
traseiro e no compartimento de bagagem, monitor de pressão dos pneus e
até um vão na porta adequado para um guarda-chuva, que assim não precisa
ficar solto pelo interior.
No tráfego lento não é preciso manter o pé no freio: o sistema Auto Hold
retém o carro quando parado, mesmo com marcha engatada, bastando
acelerar para que o freio seja liberado, o que ajuda também nas saídas
em aclives. Atrás de tudo isso, um compartimento de bagagem digno do
nome: capacidade de 603 litros, que pode crescer a 1.731 litros com o
banco traseiro rebatido. Nessa condição o comprimento útil chega a 1,95
metro e a capacidade de carga, 635 kg, permite levar cinco pessoas de 70
kg e mais 285 kg de carga. Abaixo do assoalho, um estepe como todos
deveriam ser: roda de alumínio e pneu igual aos demais do carro, para
que a viagem possa continuar no mesmo ritmo de antes.
O que pode melhorar nesse conjunto? Falta a faixa degradê no para-brisa
(os europeus até preferem sem, mas aqui é conveniente) e seria
interessante haver um sistema automático de estacionamento, que o mais
barato Tiguan da mesma VW oferece, e telas de proteção solar nos vidros
traseiros para quem não quiser aplicar película escurecedora. Ainda,
recursos disponíveis na Europa — caso de acesso ao interior e partida do
motor sem uso de chave, controlador de
velocidade ativo que mantém distância segura até o veículo à frente
e levantamento elétrico da quinta porta — não constam da versão para o
Brasil. E uma perua poderia trazer de fábrica um toca-DVDs para entreter
as crianças no banco traseiro.
Continua |