Variante interessante

Clique para ampliar a imagem

Sozinha em sua categoria, a Jetta Variant traz a mistura
em dose certa de conforto, luxo e esportividade

Texto e fotos: Gino Brasil

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Embora derivada do Golf já substituído na Europa, a Variant tem jeito moderno e vem em um conjunto bem-equipado em conforto e segurança

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

As lanternas traseiras destoam do padrão VW e não ajudam no estilo; a capacidade de bagagem é boa, 505 litros, embora não supere a do sedã

O mercado brasileiro de automóveis é claramente dominado pelo gosto europeu. Entretanto, há um aspecto em que o consumidor local não acompanha o do Velho Continente: a preferência por peruas frente aos sedãs, sobretudo em segmentos de carros médios. Por lá, a variedade de opções é imensa e existem modelos em que a perua tem vendas superiores às do sedã. E fica mais fácil entender esse gosto dos europeus depois de andar na Jetta Variant. Trata-se da versão perua do Golf de quinta geração, já substituído na Europa e que nunca chegou ao Brasil. A Variant existe na linha europeia desde a terceira geração — a primeira que tivemos do Golf, em 1994 —, mas a VW só em 2007 resolveu trazê-la ao mercado nacional.

Na parte dianteira, a Variant é exatamente igual ao Jetta sedã, com faróis de duplo refletor e a grade cromada que vai desde o inicio do capô até o fim do pára-choque, sendo interrompida pela placa de licença. O efeito estético é muito bom e foi a identidade dessa geração de Volkswagens, uma vez que os alemães abandonaram essa solução nos modelos mais recentes. Com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e eficiência exemplar, os faróis têm um funcionamento curioso. Quando acesos no facho baixo, ao lampejar ou acionar a luz alta o refletor usado é o mesmo do baixo, mudando-se somente sua inclinação. No entanto, caso o farol esteja desligado, ao lampejar a luz alta é usado o refletor com lâmpada halógena, de acendimento mais rápido.

Lateralmente o Variant é igual ao sedã até a coluna central. Dali para trás, as características de perua ficam evidentes, com a exceção das rodas de aro 17 pol — que no modelo 2008 tinham o mesmo desenho das do sedã, mas hoje são exclusivas da Variant, pois agora o Jetta conta com rodas de novo desenho. A traseira pode ser considerada o calcanhar-de-Aquiles do carro. Com um desenho que destoa do restante, as lanternas não comprometem o vão de colocação de carga, mas acabam por prejudicar a harmonia de linhas. Talvez com lanternas horizontais, que se tornaram marca registrada da VW em peruas como a Passat Variant e a SpaceFox, o resultado fosse melhor. De qualquer maneira, o desenho do conjunto é agradável e contemporâneo, além de transmitir uma imagem de carro de classe superior.

Internamente a Variant é aconchegante e bem-acabada, com luxo e bom gosto. Com bancos, laterais das portas e alavanca do freio de estacionamento revestidos em couro bege (e preto no volante e no pomo do câmbio), a unidade avaliada trazia um requinte de carros mais caros. Além disso, carpete, teto e peças plásticas acompanham a cor, fazendo com que a cabine tenha um requinte incomum no mercado nacional, onde o interior preto é quase um padrão. O único senão desse revestimento é a suscetibilidade a sujeiras, o que requer um dono cuidadoso. Nas portas, por exemplo, é difícil não sujar o painel inferior com a ponta do sapato ao entrar e sair.

A posição do motorista é excelente  e o quadro de instrumentos traz no centro o visor do computador de bordo, onde há diversas funções de configuração do carro. Todas as funções são acionadas pelos comandos no volante, que ainda possui controles de áudio. O aparelho pode receber até seis discos no painel, conta com leitura de MP3 e entrada para reprodutor desse formato de arquivo no console central. Contudo, quando conectado o tocador de MP3 externo, suas funções não podem ser controladas pelo rádio, a não ser o volume. Carros mais simples já evoluíram nesse aspecto, de forma que o aparelho possa ser comandado pelo rádio. Mas há se ressaltar que a qualidade de reprodução é excelente. Continua

Ar-condicionado de duas zonas e sistema de áudio para seis CDs no painel são de série; os bancos dianteiros opcionais incluem ajuste lombar

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 21/4/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados